Estudantes do Thiers Cardoso protestam contra mudança
Jane Ribeiro 22/03/2018 21:39 - Atualizado em 23/03/2018 11:58
Estudantes, pais e professores do Colégio Estadual Thiers Cardoso não se conformam com a mudança para o Ciep Nilo Peçanha, conhecido como “Ciep da Lapa”. Eles fecharam a avenida 28 de Março, próximo a escola, para protestar nesta quinta-feira. O trânsito ficou lento no local por cerca de 50 minutos. O Colégio está interditado para obras de infraestrutura há mais de 15 dias. Eles alegam que houve imposição por parte da Regional e da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), para a transferência e que em momento algum foram ouvidos. Eles aguardam uma decisão da 1ª Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Campos, que acatou as denúncias do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe).
Os alunos do Thiers foram alocados no terceiro andar do prédio, onde para professores e alunos não está sendo suficiente. A professora Simone Higino relata que são muitos alunos e por mais que a direção do Ciep nos tenha recebido muito bem, o espaço não é adequado.
— Nós professores não temos sala, ficamos no corredor, os alunos não estão comendo na escola porque a cozinha do Ciep não comporta que se façam duas refeições. Então, a situação está muito complicada. E estamos aqui hoje para mostrar para a comunidade que não estamos satisfeitos, e que a nossa sugestão é para que o estado alugasse contêineres com toda a estrutura e segurança para os alunos estudarem — informou ela.
Egídia de Souza é mãe de um aluno do sexto ano e não está satisfeita com a transferência. “Estamos aqui, na chuva, lutando para que eles nos ouçam. Não fui comunicada dessa mudança. Quando matriculei o meu filho, foi no Thiers Cardoso. O MPE ainda não deu nenhuma decisão definitiva, a gente está aguardando e como pais de alunos, estamos unidos e dispostos a mobilizar a sociedade para o nosso problema. Não queremos nossos filhos no Ciep da Lapa, queremos uma decisão mais próxima do bairro em que moramos”, disse Egídia.
Fotos: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS