Seeduc bate matelo sobre o Thiers
Jane Ribeiro 19/03/2018 22:23 - Atualizado em 20/03/2018 14:18
O Governo do Estado já bateu o martelo e os alunos do Colégio Estadual Thiers Cardoso vão para o Ciep 57 Nilo Peçanha, mais conhecido como “Ciep da Lapa”. Esta segunda-feira foi o primeiro dia deles e pelas informações da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) as aulas seguiram normalmente. Porém, poucos alunos compareceram. Segundo os professores, muitos estão aguardando a decisão judicial que deve sair ainda nesta semana. Na última sexta-feira, a 1ª Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Campos acatou as denúncias do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe, relatando os problemas que seriam ocasionados com a transferência dos alunos para o Ciep.
Os alunos do Thiers foram alocados no terceiro andar do prédio, onde, para professores e alunos, não está sendo suficiente. “Estamos isolados, utilizando as salas do terceiro andar. Nós professores não temos sala, estamos no corredor. Temos esperança de que haja uma mudança por parte da decisão judicial. Estamos aqui por imposição da regional, porque o local não atende as nossas necessidades. O que está faltando é boa vontade”, informou a professora Simone Higino.
A mudança também não agradou a Ludmila Nogueira da Silva, estudante do segundo ano do ensino médio do Thiers Cardoso, que foi à aula nesta segunda e disse que apenas quatro alunos compareceram. Ela teme que sua turma não retorne. “Eu fiquei muito cansada. Levei mais de 40 minutos para chegar até o Ciep. Eu moro na Penha. Além disso, da minha turma só compareceram eu e mais três. Não sei se eles vão retornar. Muito ruim”, disse ela.
Mas, para a Seeduc é caso encerrado. O subsecretário de Gestão de Ensino, Paulo Fortunato de Abreu, informou que os alunos já estão alocados no Ciep e tendo aula normal.
— Já fechamos essa questão. O Ciep Nilo Peçanha foi o que mais se adequou. Há espaço para isso. Cada turma está no seu espaço escolar. No primeiro momento tratamos da alocação dos alunos. Agora, vamos nos concentrar nas obras. A Emop já começou a fazer o levantamento da situação em que se encontra a escola e daí entrar com processo licitatório para a reforma. Ainda não sabemos quanto tempo vai durar essa obra e com isso quanto tempo os alunos vão ficar no Ciep. A nossa prioridade hoje é retomar as aulas — informou o subsecretário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS