Inscrições abertas até 9 de março para Projovem Campo
02/03/2018 20:17 - Atualizado em 05/03/2018 15:17
A secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Campos está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (9) para o programa Projovem Campo-Saberes da Terra, uma parceria com o governo federal. Por meio do programa, jovens entre 18 e 29 anos, que sejam alfabetizados, mas que não tenham concluído o ensino fundamental tem a oportunidade de concluí-lo em 24 meses e ainda saírem com uma qualificação profissional em áreas voltadas para o desenvolvimento da terra.
O Projovem Campo, por ser voltado a estudantes de áreas rurais, só acontece em distritos. As aulas serão nas seguintes unidades: Escolas Municipais Santa Terezinha (Baixa Grande), Cláudia Almeida (Farol), Morangaba (Rio Preto), Ignácio Correa (Guandu) e Bartolomeu Lizandro (Balança Rangel).
Na qualificação, os estudantes aprendem técnicas de agricultura familiar, produção sustentável, segurança alimentar, associativismo e cooperativismo. Para se inscrever, basta apresentar identidade, CPF e comprovante de residência em alguma unidade escolar polo do programa.
— O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população historicamente excluída do processo educacional, respeitando as características e necessidades. É uma excelente oportunidade para esses jovens, que, por falta de tempo ou oportunidade, não conseguiram terminar o ensino fundamental. Agora podem concluí-lo em dois anos e ainda saírem qualificados para trabalhar na própria comunidade. O Projovem Campo tem um viés de cooperativa, com o objetivo de formar uma rede entre agricultores para escoamento da produção — ressalta Erodice Bernardo, coordenador do programa na secretaria municipal de Educação. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS