Preparativos para a Paixão de Cristo
03/03/2018 19:23 - Atualizado em 05/03/2018 15:13
Prosseguem os preparativos para as apresentações da Paixão de Cristo na Semana Santa em Italva. A equipe da Pastoral de Atividades Sacras se reuniu neste semana para o planejamento do espetáculo da Paixão de Cristo que vai ser apresentada na Praça da Matriz.
Na pauta da reunião com Pe Maxiliano Barreto ficou definida as datas para a encenação da Via Sacra, uma das atividades da Semana Santa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Haverá também uma apresentação organizada pela Catequese São Francisco de Assis.
— No ano passado as duas apresentações foram emocionantes. Desde a encenação da Via Sacra, organizada pelas catequistas, que prepararam um espetáculo de beleza, além de profunda espiritualidade. E este ano vamos repetir as apresentações com os adultos preparando uma apresentação na Sexta-feira Santa. É incrível perceber o número de pessoas que acompanha os quadros, com lágrimas nos olhos — relembra o Pe. Maxiliano.
A apresentação teatral já é uma tradição na cidade de Italva e faz parte do projeto de incentivo ao turismo religioso no município. Segundo Pe. Maxiliano Barreto a Igreja Católica tem esse importante trabalho que auxilia na evangelização, mas ao mesmo tempo ajuda a descobrir talentos na arte teatral. Tudo isso, se torna ao mesmo tempo uma conquista da comunidade católica.
— Em nossa cidade a Igreja Católica tem uma projeção importante, e mantemos um bom diálogo com os evangélicos que participam das nossas atividades. E sem contar que as apresentações teatrais e as procissões da Semana Santa têm atraído visitantes de toda a região. Italva tem um bom potencial de turismo e a tradição católica é uma das marcas da nossa cidade — destacou o padre.
Emoção, arte e espiritualidade nas apresentações teatrais. O projeto desenvolvido pela Pastoral da Arte e Cultura da Paróquia Nossa Senhora da Conceição consagra a arte e o grupo busca levar a mensagem da Semana Santa.
Dalva Figueira desde o ano passado não viaja nestes dias para assistir as apresentações que atraem um número maior de pessoas a cada ano.
— Choro. Muita emoção em acompanhar os passos da Paixão de Cristo. Ano passado decidimos viajar em outro período para prestigiar o trabalho dos nossos jovens que se empenham para um espetáculo de beleza. São artistas que se doam para estes momentos de grande espiritualidade. Parece tão real, que todos se emocionam, mas no fim é uma alegria. Nos confraternizamos por ver a vitória de Cristo que Ressuscita e vive — destacou Dalva.
A representação começa com a prisão de Cristo e prossegue com a caminhada para a cruz. Durante o trajeto, que é acompanhado por uma multidão, acontecem as meditações da Via Sacra e, finalmente, a hora da crucificação. Todos fazem silêncio, os efeitos e as cenas levam muitos às lágrimas. Maria Mozato recorda as tradições desse tempo em que a igreja revive os momentos de dor e sofrimento de Cristo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS