Porto Central deverá ter licença em março
22/02/2018 20:27 - Atualizado em 26/02/2018 15:31
O Porto Central, um complexo industrial portuário que está em desenvolvimento na cidade de Presidente Kennedy, deverá ter a licença de instalação liberada pelo governo federal em março deste ano. De acordo com o governo do Espírito Santo, a informação foi divulgada pelo presidente da República, Michel Temer, durante um encontro com o governador Paulo Hartung, na última quarta-feira. O empreendimento deve trazer reflexos positivos para o município de São Francisco de Itabapoana, que no ano passado chegou a receber um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de execução do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional.
Segundo o portal de notícias G1, a licença de instalação do Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, deverá ser assinada no dia 2 de março deste ano.
A expectativa é que o empreendimento, de cerca de R$ 5 bilhões, inicie as operações entre 2019 e 2020. Durante as obras, o empreendimento deve contratar 4,7 mil pessoas, com previsão para serem concluídas em 10 anos.
O porto compreende uma área de aproximadamente dois mil hectares e até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado. O empreendimento servirá a grandes empresas dos setores de petróleo e gás, mineração, agrícola, de apoio à indústria offshore (afastada da costa), assim como estaleiro e terminal de contêiner e carga geral que movimentarão cargas diversas como veículos, produtos siderúrgicos, coque de petróleo para cimenteiras, soja e fertilizantes, carvão, Gás Natural Liquefeito (GNL), rochas ornamentais, entre outras.
No ano passado, o vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana e secretário de Agricultura e Pesca, Claudio Henriques, representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, ao receber grupo de representantes do Porto Central. No encontro foi apresentado o empreendimento ao Executivo e também um Termo de Cooperação Técnica.
Na ocasião, o diretor do Porto Central chegou a agradecer a visita de integrantes do governo Francimara à cidade de Presidente Kennedy, no dia 28 de junho de 2017, quando ocorreu na Câmara Municipal a apresentação do Programa de Capacitação Profissional (PCP) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional (PADR) do Porto Central.
O município de São Francisco e o Porto Central também já chegaram a discutir sobre o melhor traçado rodoviário para o transporte das rochas que serão fornecidas por três pedreiras do município são franciscano até o local do empreendimento. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS