Polícia investiga lixo a céu aberto
16/02/2018 20:57 - Atualizado em 19/02/2018 13:39
A Polícia investiga uma denúncia de suposta atividade potencialmente poluidora sem licença ambiental na unidade de reciclagem e compostagem de lixo urbano de São João da Barra, administrada pela empresa União Norte Engenharia. Segundo a Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), o local que fica na estrada municipal SB 06, no bairro Chatuba, possui 16 mil metros quadrados e nele teria sido encontrado quatro grandes montes de material depositado a céu aberto, compostos em sua maior parte de resíduos de construção civil, de terra e outros materiais diversos que também estariam afetando propriedades vizinhas. O caso foi levado para a 145ª Delegacia de Polícia (DP), de SJB.
Ainda de acordo com a Upam, a unidade funciona em uma área de aproximadamente 16 mil metros quadrados, que possui cinco galpões de concreto armado. No entanto, a Upam informou que apenas um estaria com material, como lixo urbano e domiciliar coletado no município, depositado em seu interior. No local também havia uma máquina do tipo pá carregadeira, uma motocana e dois caminhões.
A Upam entrou em contato com a secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São João da Barra e com o engenheiro civil da empresa União Norte Engenharia para averiguar o caso. A Upam informou que a Prefeitura teria apresentado somente uma licença prévia e de instalação do INE, com data de validade de 30 de dezembro de 2013.
Os representantes da secretaria de Meio Ambiente e da empresa União Norte foram encaminhados para 145ª DP, de São João da Barra, com base nos artigos 54 e 60 da lei 9.605/98.
A reportagem da Folha da Manhã tentou contato com a Prefeitura de SJB e a União Norte Engenharia para maiores esclarecimento, mas não obteve resposta até o fechamento da edição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS