Devotos celebram Nossa Senhora dos Navegantes
Mário Sérgio Junior 02/02/2018 22:25 - Atualizado em 05/02/2018 14:48
Devotos de Nossa Senhora dos Navegantes saíram em procissão, na noite desta sexta-feira, em celebração pela padroeira da Baixada de Atafona, em São João da Barra, e dos pescadores. Cerca de 200 pessoas percorreram as principais ruas de Atafona seguindo a imagem da santa católica, que foi carregada em um andor adornado com rosas e palmas brancas. A programação em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes começou na última terça-feira.
No fim do cortejo, crianças da comunidade realizaram a cerimônia de coroação, seguida de queima de fogos. Antes da procissão, uma missa campal solene foi celebrada pelo padre Alci Andrade.
O dia dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes também contou com uma alvorada festiva que levou a imagem da santa em algumas casas.
Além da programação religiosa, a festa também contou com eventos recreativos. Na tarde de sexta, teve brincadeiras para as crianças da localidade. À noite, a banda Swing Moleque fez sua apresentação. A banda, que já fez shows em diversas localidades do país, começou a carreira em uma festa de Nossa Senhora dos Navegantes na praia sanjoanense na década de 1990. Para encerrar os festejos, quem subiu ao palco foi Odilei do Forró, o “Rei da Pisadinha”.
O assunto chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1, que lembrou que, segundo o jornalista João Noronha, no livro “Uma dama chamada Atafona” (2003), a devoção de Nossa Senhora dos Navegantes, em Atafona teve início entre os anos 40/50, quando o pescador Saul Madalena, que morava em Convivência teria se salvado de um naufrágio, e como pagamento de uma promessa construiu uma capelinha em homenagem à santa, destruída pelo mar nos anos 80, no antigo Pontal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS