Macaé faz semana contra a dengue
Jéssica Felipe 15/02/2018 20:16 - Atualizado em 16/02/2018 15:36
Na estação mais quente do ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, realiza a Semana Epidemiológica para o controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha, o Aedes aegypti. A ação, que também visa conter a proliferação de roedores, aconteceu nesta quinta e prossegue nesta sexta-feira, em diversos bairros.
As visitas domiciliares setorizadas, com orientação sobre o controle do Aedes aegypti, além de aplicação de larvicida e reconhecimento geográfico, serão realizadas sempre das 8h às 16h. Caso chova, os itinerários poderão sofrer mudança. O controle de roedores aconteceram ontem nos bairros Centro e Visconde e no Jardim Esperança, nesta sexta.
O controle do Culex contará com técnica de conchadas para Levantamento de Índice de Infestação, com aplicação de larvicida via bomba costal. Os serviços aconteceram nos canais do capote e Glória, nesta quinta-feira. Já o canal Macaé/Campos receberá a ação nesta sexta. 
A semana terá, também, orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos, por meio de bombas aspersoras. As localidades beneficiadas são: Aroeira, Botafogo, Centro, Cajueiros, Novo Cavaleiros e Virgem Santa.
Reconhecimento geográfico - Em diversos bairros, também nesta semana, o CCZ faz atividade de produção e atualização de mapas das localidades, o Reconhecimento Geográfico (RG). A ação consiste em numeração de quarteirões, identificação de ruas e logradouros, além de avaliação do quantitativo dos imóveis do município por tipo. A iniciativa é condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa de entomologia (ramo da zoologia que estuda os insetos) e tratamento químico. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS