Prefeitura realiza limpeza e desobstrução de canal no Parque Aurora
Matheus Berriel 05/02/2018 13:27 - Atualizado em 07/02/2018 13:43
Limpeza canal do Parque Aurora
Limpeza canal do Parque Aurora / Paulo Pinheiro
Uma semana depois de moradores das travessas Ana Martins e Luiz Martins terem tido que sair de suas casas por conta de alagamento, equipes da secretaria de Desenvolvimento Ambiental, da superintendência de Limpeza Pública e Defesa Civil de Campos iniciaram a limpeza do canal do Parque Aurora, na manhã desta segunda-feira (5). Uma máquina escavadeira foi utilizada para fazer a desobstrução do canal.
- O papel desse canal é drenar águas, principalmente nos períodos de chuva, para evitar que haja alagamentos e vários outros problemas relacionados com o acúmulo de água. Então, como ele estava há muito tempo sem passar por nenhum tipo de manutenção, a gente está resolvendo esse problema, fazendo uma limpeza completa, desobstruindo tanto a parte vegetal, quanto os lixos, o acúmulo de entulho, depositados pela própria população e por pessoas do entorno - disse o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
De acordo com Leonardo, a operação conjunta terá continuidade nos próximos dias. "Hoje, a gente chega até o final da área urbana. Depois, vamos dar seguimento até o canal de Tócos. Temos a ideia de, no terceiro dia, chegar até o canal Campos-Macaé, na estrada do Ceramistas. A gente acredita que seja um trabalho para três ou quatro dias”, explicou.
Além da limpeza, uma equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA) atuou no bairro. "Estamos chamando a população para perto, para entender o problema que pode ser gerado com o descarte de resíduos de forma irregular no canal e às margens do canal. Nada vai adiantar se a gente limpar hoje o canal e amanhã voltarem a descartar lixo", afirmou o secretário.
Placas de conscientização estão sendo confeccionadas e serão implantadas em vários pontos. Descarte ilegal de resíduos em locais inadequados é crime ambiental passível de multa. Segundo Leonardo, a fiscalização será intensificada.
  • Limpeza canal do Parque Aurora

    Limpeza canal do Parque Aurora

  • Limpeza canal do Parque Aurora

    Limpeza canal do Parque Aurora

  • Limpeza canal do Parque Aurora

    Limpeza canal do Parque Aurora

- Esse canal é um problema de muitos anos. Políticos sempre falam que vão limpar, mas nunca dão jeito. Recentemente, alagou tudo, a casa de todo mundo. Eles chegam, limpam um pedaço e não dão jeito - comentou o morador Lauro Ribeiro, que acrescentou: "O esgoto de todos os bairros perto do Parque Aurora vem para cá. A bomba da Águas do Paraíba, que tinha que bombear nosso esgoto para a estação de tratamento, está quebrada há meses, e a gente paga taxas sem usufruir do serviço", completou.
O secretário de Desenvolvimento Ambiental informou que a Águas do Paraíba foi acionada para verificar o motivo do problema. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da concessionária disse que uma equipe será enviada ao local.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS