Christino Áureo: "Rio está trilhando o caminho de volta para o equilíbrio fiscal e o crescimento"
01/02/2018 20:17 - Atualizado em 02/02/2018 15:10
O secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, afirmou nesta quinta-feira (01), que o governo do Rio está empenhado em recolocar o Estado na rota do desenvolvimento. Durante discurso proferido na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Christino agradeceu aos deputados pela aprovação das leis que possibilitaram ao Rio de Janeiro aderir o Regime de Recuperação Fiscal, garantindo assim a reorganização das finanças do Estado.
- O Estado do Rio está trilhando o caminho de volta para o equilíbrio fiscal e o crescimento. Sem a ajuda dessa Assembleia não teríamos atravessado a terrível crise que vivemos desde 2015. Reafirmo, com tranquilidade, que o pior já ficou para trás. As consequências são concretas e visíveis. Em um mês depositamos R$ 4,7 bilhões nas contas dos nossos servidores ativos, inativos e pensionistas. Os salários mensais estão sendo pagos em dia. Em breve, concluiremos o pagamento do décimo terceiro do ano passado e o pagamento dos salários estará plenamente regularizado – ressaltou o secretário.
Em relação à operação de antecipação dos royalties em curso, Christino disse que está caminhando bem.
- Essa operação é típica de uma operação de mercado de capitais. A etapa de geração das informações, que cabem ao governo, está absolutamente em dia. Já cumprimos o cronograma de apresentação do que é requerido em uma operação. Entregamos tudo na última na sexta-feira. Daqui pra frente, vamos acompanhar diariamente porque a urgência é total e absoluta. Acreditamos que o momento agora é muito mais promissor. A perspectiva do mercado é melhor, a nossa produção teve um crescimento muito significativo e as demais variáveis, como câmbio, valor estimado do barril, tudo aquilo que compõe a equação para responder se essa operação vai ter apetite por parte do mercado, são favoráveis – explicou.
O secretário também garantiu que a prioridade do Governo do RJ continua sendo o pagamento dos salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas.
- Precisamos prestigiar e valorizar sempre os nossos servidores. Temos como prioridade cumprir com o cronograma de pagamento dos salários. A conquista de salários em dia representa também uma melhora no serviço à população. O povo do Rio merece serviços de qualidade. – destacou.
Christino disse ainda que obras, além de outros investimentos, estão sendo retomados, gradativamente.
- Grandes realizações estão em curso, como as obras de abastecimento de água na Baixada Fluminense, que serão concluídas ainda este ano, com efeitos imediatos na qualidade de vida de 2, 2 milhões de pessoas. Outras obras também serão retomadas, como a estrada Parati-Cunha e a ponte São João da Barra. Além disso, a frota da PM está sendo renovada e já estão em produção os 12 últimos trens com ar-condicionado que vão compor a frota do sistema ferroviário. Então, o Regime de Recuperação Fiscal representa um ponto de virada para o Estado do Rio – concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS