Festival de Talentos de SFI continua
16/01/2018 17:50 - Atualizado em 18/01/2018 15:55
Festival em SFI
Festival em SFI / Divulgação
Continuam, nesta quarta (17) e quinta-feira (18), na Tenda Cultural de Guaxindiba e na Arena de Shows de Santa Clara, respectivamente, as apresentações classificatórias do Festival de Talentos de São Francisco de Itabapoana (SFI), que tem seu foco na área de música. Na terça-feira (9), os candidatos se apresentaram no Barracão de Gargaú. A fase classificatória acontece em quatro localidades da cidade: Gargaú, Guaxindiba, Santa Clara e Barra do Itabapoana — esta última será no dia 24. Uma equipe composta por 10 jurados levará em consideração os critérios de interpretação, afinação, acompanhamento musical e desenvoltura para definir os três classificados de cada localidade para participar da final, no próximo dia 1º de fevereiro, na praia de Guaxindiba. Haverá premiação em dinheiro do 1º ao 3º lugar.
O evento é promovido pela secretaria de Educação e Cultura (Smec) do município. De acordo com a secretária da pasta, Yara Cínthia Rocha Nogueira, o objetivo é dar oportunidade aos moradores, veranistas e turistas de SFI de demonstrar suas habilidades e vocações artísticas.
— É muito bom poder fazer um evento destes na cidade, porque é uma oportunidade que damos aos nossos munícipes e, também, aos visitantes de mostrarem seus talentos. Apesar de ser trabalhoso, é muito gratificante ver as pessoas participando. Cada etapa, assim como será a final, é uma festa. Quando vai chegando nos momentos finais, os candidatos começam a ter até torcidas. É muito bom ver isso acontecendo em São Francisco. Nós nos sentimos prestigiados. É algo muito motivante — relatou ela, lembrando que um festival semelhante era realizado há alguns anos na cidade.
Festival em SFI
Festival em SFI / Divulgação
Quem não se inscreveu para o festival ainda tem a oportunidade. As inscrições são gratuitas e abertas ao público, podendo ser feitas na sede da Smec — localizada na avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº. 141, no Centro da cidade —, das 8h às 16h, até a véspera da data de apresentação ou, ainda, no próprio dia e local do evento, entre 14h e 17h.
— Quem já se inscreveu para participar em Gargaú, se apresentou e já está concorrendo. Mas não é limitado a cada localidade, até porque teremos participação de turistas. Quem, por exemplo, for de Gargaú, não se inscreveu lá e quiser ir se apresentar em Santa Clara não tem problema. É só se inscrever — falou.
De todas as localidades, serão premiados o primeiro, segundo e terceiro colocados.
— Não serão três primeiros colocados em cada localidade. Serão três primeiros no geral, de todas as localidades. O valor da premiação é surpresa e ainda não será divulgado — relatou ela.
Festival em SFI
Festival em SFI / Divulgação
Ainda de acordo com a secretária, as apresentações artísticas podem ser individuais ou coletivas, não podendo passar de cinco minutos. Além disso, cada pessoa ou grupo — de no máximo cinco componentes — deverá participar somente de uma categoria. As atrações podem ser instrumentais, voz e instrumento ou apenas voz (a cappella), com permissão de uso do playback instrumental (sem vocais/backing vocals). Para as apresentações com uso de playback, os candidatos precisam entregar um CD ou pen drive com a faixa instrumental que irá concorrer.
— Também temos uma banda, que ensaia e se apresenta com todos os concorrentes que precisarem — explicou.
A prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos, ressaltou que o município valoriza os talentos locais.
— Nosso governo sempre procura valorizar as vocações dos nossos moradores. Na área da arte não é diferente, sendo que neste período de verão estamos estendendo, também, a oportunidade para os veranistas e turistas do município. É uma grande chance para os artistas demonstrarem os seus respectivos talentos — disse. (J.H.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS