Peixes mortos no rio Itabapoana
Jane Ribeiro 18/10/2017 19:27 - Atualizado em 24/10/2017 19:35
O rio Itabapoana, que também banha o município de São Francisco do Itabapoana, tem sofrido com os impactos do período de estiagem. No trecho do rio que banha o município de Bom Jesus do Itabapoana, peixes mortos começaram a aparecer. A mortandade foi provocada, provavelmente, devido à grande quantidade de esgoto que é lançada e pelo baixo nível do rio. Técnicos da secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), estiveram percorrendo toda a extensão do rio Itabapoana para avaliar a situação. Por causa da estiagem o prefeito Roberto Tatu, decretou situação de emergência no município. Segundo os ambientalistas e produtores rurais, o rio Itabapoana tem sofrido degradação desde 2010.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Bom Jesus do Itabapoana, Evaldo Gonçalves Junior, a mortandade aconteceu no início da semana, mas ainda não há a necessidade de intervenções. “A estiagem que assola a região Sudeste também está afetando e muito o rio Itabapoana, e isso vem provocando a mortandade dos peixes. O rio está muito baixo e o esgoto que é lançado vem provocando muitos danos no leito do rio, principalmente na área urbana. Em vários pontos ele está seco. Mas, por enquanto, não há nada de emergencial que possamos fazer. Não chove há muitos meses. Estamos estudando uma forma de fazer com que a hidrelétrica de Rosal possa abrir uma das comportas e liberar um pouco de água. O prefeito Roberto Tatu, decretou situação de emergência no município”, informou.
O superintendente regional do Inea, René Justen, informou que o órgão está ciente do problema, mas que nada pode ser feito de imediato. “Essa região vem há mais de sete anos sofrendo com a estiagem e hoje a situação chegou a um ponto que não há nada que se possa fazer a não ser esperar por uma chuva intensa”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS