Canal São Bento passa por limpeza
13/10/2017 17:46 - Atualizado em 17/10/2017 15:52
Limpeza do canal São Bento
Limpeza do canal São Bento / Secom SJB
A secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, em parceria com a secretaria de Estado do Ambiente (SEA), por meio do programa Limpa Rio, começou nessa terça-feira (10) a limpeza do canal São Bento, próximo à chegada do distrito de Barcelos, que irá proporcionar melhor fluxo d'água nos demais canais do 6º e 5° distritos.
O serviço é mais uma conquista do governo municipal, que tem se articulado com setores estaduais e federais para trazer melhorias para o município. A prefeita Carla Machado e o então secretário municipal de Meio Ambiente, Alex Firme, contaram com o apoio do deputado estadual André Correa para que fosse cedido pela SEA o equipamento para a realização da limpeza.
— Esse serviço é mais uma conquista do nosso governo e será muito importante, pois essa limpeza irá proporcionar a melhoria da qualidade do fluxo d’água, beneficiando as atividades pesqueiras e agrícolas da região do 6°e 5° distritos — ressaltou a prefeita, informando ainda que a limpeza será realizada em outros canais do município.
O trabalho consiste na remoção de vegetação e desobstrução do trecho mais crítico do canal São Bento, que fica localizado próximo a Barcelos. O serviço também havia sido solicitado por meio de requerimentos pelos vereadores Jonas Gomes de Oliveira e Ronaldo Gomes, ao poder Executivo.
A subsecretária Joice Pedra, que atualmente responde pela pasta de Meio Ambiente, explica que por meio da limpeza serão removidas plantas aquáticas, que reduzem o oxigênio da água, provocando, inclusive, mortandade de peixes, e sedimentos que dificultam o fluxo normal do canal. Ela lembra também que o canal ficou sem manutenção durante alguns anos, o que prejudicou o meio ambiente e algumas atividades.
Fonte: Prefeitura de São João da Barra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS