Falta d'água gera queixa em Atafona
06/10/2017 22:08 - Atualizado em 16/10/2017 18:50
Moradores de Atafona, em São João da Barra, se queixaram de falta de água na praia sanjoanense. Em alguns pontos de Atafona, a população diz que o serviço chegou a ficar interrompido ou insatisfatório há pelo menos uma semana. Em outros, a queixa foi de quatro dias sem o fornecimento regular. A expressão mais usada entre as reclamações foi: “Olha que o verão nem chegou ainda!”. O serviço em SJB é de responsabilidade da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Em nota, a Cedae informa que o abastecimento seria normalizado na noite dessa sexta-feira.
O assunto chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado na Folha 1.
A Companhia de Águas e Esgotos foi questionada se o problema no abastecimento teria relação com a chamada língua salina, fenômeno que ocorre quando o mar sobe a nível superior ao do rio e chega ao ponto de captação na sede do município — o que tem sido constante, com o Paraíba do Sul cada dia mais combalido. Porém, a Cedae informou que o problema, desta vez, é que a empresa “está realizando manutenção emergencial no sistema, e as intervenções devem ser concluídas até hoje (ontem) à noite, quando o abastecimento começará a se normalizar”.
A população teme que durante a alta temporada, quando há muitos turistas na praia, o problema seja ainda pior, como é comum durante o verão. Com relação a preparação para evitar o desabastecimento na alta temporada, a companhia informa que está trabalhando para colocar em operação até o fim deste ano o poço [próximo ao Corpo de] Bombeiros, de onde será retirada água para tratamento e distribuição, ampliando o fornecimento de água para a região”. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS