Horário de verão em vigor a partir da 0h de domingo
Dora Paula Paes 13/10/2017 19:40 - Atualizado em 16/10/2017 17:52
A partir das 0h deste domingo (15), começa a vigorar, em algumas regiões, o horário de verão. Os moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora.
Dez estados e o Distrito Federal terão o horário de verão que vai abranger o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além da capital federal.
O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.
A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Tem quem ama e quem odeia horário de verão, que esse ano chegou até mesmo a ser questionado se entraria em vigor.
A auxiliar de creche, Ana Rosa Lima, disse adorar a mudança: “É bom chegar à casa de dia e aproveitar o final da tarde. Gosto muito”.
Acostumado a sair de casa às 5h da manhã para trabalhar em outro município, André Rocha, não gosta da mudança do horário de verão. “O desgaste para quem acorda cedo é muito grande. No caso da redução do consumo da eletricidade vejo pouco efeito prático”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS