TRE mantém condenação na Machadada
Jéssica Felipe, Mário Sérgio Junior e Daniela Abreu 21/09/2017 00:09 - Atualizado em 22/09/2017 16:32
A decisão por oito anos de inelegibilidade à prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), seu vice, Alexandre Rosa (PRB), do vereador Alex Firme e do ex-prefeito Neco, proferida no último dia 30 de agosto, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre o recurso na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) originada da Operação Machadada, foi concluída nessa quarta-feira (20), após pedido de vistas do desembargador Raphael Mattos. A partir da publicação do acórdão, que deverá ocorrer nos próximos dias, caberá embargo de declaração em segunda instância e recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi promulgada no mesmo dia em que a exoneração de Alex Firme, da secretaria de Meio Ambiente, foi publicada no Diário Oficial do Município. A informação foi divulgada no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1.
O pedido de vistas do desembargador Raphael Mattos tinha a ver com a ilegalidade das gravações usadas como provas no processo, mas foi vencido. A condenação dos réus da Operação Machadada, deflagrada em 3 de outubro de 2012, não altera o atual cenário político sanjoanense, já que a sentença de inelegibilidade foi proferida após a homologação dos registros do último pleito. Caso seja mantida também em última instância, os quatro ficam impedidos de disputar as eleições de 2018 e 2020.
Segundo a denúncia, o grupo governista, liderado à época pela então prefeita Carla Machado, que está novamente no cargo, foi acusado de abuso de poder e cooptação ilícita de nomes da oposição, oferecendo vantagens financeiras indevidas e cargos na administração pública municipal. Ao sair de um comício, já na madrugada, Carla e Alexandre chegaram a ser presos pela Polícia Federal e levados para a delegacia de Campos. Pela manhã, após pagamento de fiança, eles foram liberados. A denúncia foi impetrada pelo Partido da República, a coligação “São João da Barra vai mudar para melhor” e o então candidato a prefeito Betinho Dauaire (PR).
Exoneração — A segunda baixa na equipe administrativa de São João da Barra foi publicada no diário Oficial de ontem. No mesmo dia em que saiu a decisão de inelegibilidade no TRE, a prefeita Carla Machado exonerou a pedido do próprio, o então secretário de Meio ambiente, Alex Firme, também condenado em segunda instância e que deverá voltar a ocupar seu lugar na Câmara de Vereadores.
Por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação da Câmara Municipal de SJB, o ex-secretário comentou a decisão:
– Encontrei diversos problemas e desafios ao assumir a Secretaria de Meio Ambiente, mas estou feliz, pois deixei minha contribuição, avançando em diversas ações, melhorias e projetos visando à sustentabilidade ambiental do município. Junto com nossa equipe de trabalho, abrimos um diálogo franco e produtivo com a população, a sociedade civil organizada, órgãos ambientais, instituições de pesquisa, governos estadual/federal e órgãos fiscalizadores. Agradeço a oportunidade dada pela prefeita Carla Machado, a parceria com as demais secretarias, o apoio dos servidores do Meio Ambiente e o reconhecimento da população pelo nosso trabalho. Mas penso que chegou o momento de retornar à Câmara para buscar novos desafios, visando continuar contribuindo para o desenvolvimento do município em todas as áreas, prezando sempre pelo bem-estar da população – disse Alex.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS