Seca leva Pádua a suspender aulas
Jane Ribeiro 29/09/2017 15:11 - Atualizado em 02/10/2017 13:11
Rio Pomba baixou drasticamente
Rio Pomba baixou drasticamente / Secom - Pádua
A estiagem registrada nos 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, está agora prejudicando não só os produtores rurais, mas também toda a população com falta de água. Nessa quarta-feira (27), Santo Antônio de Pádua teve o abastecimento de água racionado devido ao baixo nível do rio Pomba. Por conta disso, as aulas estão suspensas desde a última quinta (28) na área central e também nos distritos de Monte Alegre, Santa Cruz e Marangatu.
A empresa Águas de Pádua, responsável pelo fornecimento de água na cidade, interrompeu o serviço para realizar uma obra emergencial que deve minimizar o problema. A empresa está abrindo de forma emergencial o canal de captação para fazer com que a água chegue até o nível das bombas.
Segundo o Sub Secretário de Agricultura Leonardo Moura, essas mesmas bombas são responsáveis pelo abastecimento dos caminhões pipas que levam água diariamente para os produtores rurais do município que também sofrem com o longo período sem chuvas.
O nível do rio está em 40 centímetros, e o ideal para o período são 80 centímetros. O baixo volume de chuva no Norte e Noroeste Fluminense é o responsável pelo problema. Dos 18 municípios, apenas Campos e Natividade ainda não decretaram situação de emergência.
Decreto — Nesta semana, as prefeituras de Itaocara e Miracema, no Noroeste Fluminense, decretaram situação de emergência por conta da estiagem que atinge as cidades. De acordo com os decretos, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição "de bens necessários às atividades de resposta ao desastre".
De acordo com a coordenadoria regional de Defesa Civil do Norte e Noroeste, choveu apenas 18 milímetros em 2017, sendo que o ideal seriam 100 milímetros. Em Itaocara não há registro de chuva há três meses. A Defesa Civil estadual ressaltou que as prefeituras dos municípios devem estimular a economia de água nas cidades. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, não há previsão de chuva para o Estado do Rio neste final de semana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS