Primeiro Bazar do Bem
Jhonattan Reis 29/09/2017 18:57 - Atualizado em 02/10/2017 14:04
Associação de Mulheres Vitoriosas
Associação de Mulheres Vitoriosas / Divulgação
Como parte das ações ligadas ao “Outubro Rosa” — campanha para estimular a participação da população no controle do câncer de mama —, a Associação de Mulheres Vitoriosas promove, entre terça (3) e sexta-feira (6), em Campos, o “1º Bazar do Bem”. O evento acontecerá no Shopping Avenida 28 e todo o valor arrecadado será destinado à associação, que apoia pacientes que lutam contra o câncer em Campos e cidades vizinhas.
De acordo com a criadora e presidente da Associação de Mulheres Vitoriosas, Cristiane Félix, são mais de 500 mulheres com câncer de mama atendidas.
— A nossa associação completou cinco anos em julho deste ano. É um ano muito importante para a gente — disse ela, que explicou que as pacientes recebem atendimentos médicos, estéticos, terapêuticos e psicológicos, oferecidos por profissionais voluntários. A instituição, conforme falou Cristiane, atende mulheres geralmente de 17 a 70 anos e é mantida através de doações e ajuda de voluntários, sócios colaboradores, eventos e patrocínios. A associação — que tem sede localizada à rua Carlos de Lacerda, 226, Centro — ainda recebe doações de materiais como roupas e sapatos para serem vendidos no bazar.
Ainda segundo Cristiane, a ideia de criar a associação partiu dela em 2012. Ela contou que se recuperou de um câncer na mama e que percebeu que a doença afeta, também, a autoestima das mulheres.
Associação de Mulheres Vitoriosas
Associação de Mulheres Vitoriosas / Divulgação
— A Mulheres Vitoriosas surgiu através do meu problema. Tive câncer de mama aos 35 anos. As pessoas morrem mais pelo psicológico do que pela própria doença. Resolvi ajudar oferecendo um apoio de uma forma que não tive. A partir das ações da instituição, a renda adquirida é revertida para ajudar as nossas vitoriosas (como as mulheres da associação gostam de ser chamadas) — falou.
Para receber ajuda, basta procurar a associação.
— Atendemos mulheres em qualquer faixa etária e que tenha algum tipo de câncer. Terapia é algo fundamental para as mulheres que enfrentam esse problema, pois o psicológico precisa estar bem. Além da parte psicológica e de toda parte de saúde, ainda trabalhamos a estética, com manicure, pedicure e um banco de perucas.
A associação também promove o projeto “Eu tenho Peito”, que produz linha exclusiva de peças íntimas femininas, camisolas e peças de praia, criadas com o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres mastectomizadas — que tiveram câncer e fizeram cirurgias de retirada parcial ou total dos seios.
Cristiane Félix comentou que percebeu o quanto era difícil para as mulheres se sentirem bem usando peças que se adequassem aos seus corpos. Além de Campos, o projeto também recebe pedidos de pessoas de cidades do Rio de Janeiro e de outros estados, como São Paulo, Bahia e Brasília.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS