Clarissa troca farpas com Índio
Aldir Sales 07/08/2017 22:06 - Atualizado em 10/08/2017 14:43
A entrevista do deputado federal licenciado, pré-candidato ao Governo do Estado e secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio de Janeiro, Índio da Costa (PSD), publicada na edição do último domingo da Folha da Manhã, ganhou repercussão na imprensa nacional e dentro da Prefeitura da capital fluminense. A também deputada licenciada e secretária de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho (PRB), partiu para cima do colega nas redes sociais para defender o pai, o ex-governador Anthony Garotinho (PR). Na entrevista, Índio da Costa falou que “a política do Garotinho é manter o pobre na pobreza” e fez duras críticas ao desafeto político.
Em um trecho da publicação, Clarissa lembra que Índio da Costa foi um crítico do atual prefeito Marcelo Crivella (PRB) e afirmou que o presidente estadual do PSD procurou o apoio do pai na última eleição municipal, no qual teve 8,99% dos votos e ficou na quinta colocação. “Pra quem não se lembra, Índio estava se acertando com o PR na eleição passada quando eu e o diretório municipal da capital impedimos e declaramos apoio ao então candidato Crivella, a quem Índio criticou durante toda a campanha eleitoral publicamente e reservadamente afirmando que o Rio não merecia um prefeito membro da Igreja Universal. Mas essas são as incoerências do Índio... para apoiá-lo o Garotinho servia, para dar a ele uma super secretaria o Crivella serve... Que o eleitor não se engane”, declarou Clarissa.
Também nas redes sociais e em seu blog, Anthony Garotinho respondeu a Índio, dizendo que várias pessoas receberam a entrevista via WhatsApp e também lembrou que o adversário foi contra Crivella. “Na última eleição para o Governo do Estado, Índio da Costa apoiou no 1º e no 2º turnos a Pezão, e no 2º turno, quando declarei o apoio a Crivella, sem nada pedir, Índio gravou vídeos atacando a aliança do populismo evangélico”, disse.
Na entrevista, o secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação justificou o apoio a Crivella mesmo com a participação de Clarissa. “O Partido da República deu apoio à candidatura de Crivella através da articulação feita com a Clarissa. Nenhum filho pode responder pelos atos de seus pais. Pai é uma coisa, filho é outra coisa. (...) A preocupação era: a política populista estabelecida no Estado do Rio de Janeiro durante um bom período (...) gerou o caos que a gente vive hoje. A administração do Garotinho, sem sombra de dúvidas, foi uma administração populista e, consequentemente, sem fazer contas do funcionamento do governo. (...) De quem eu tinha informação concreta do modelo de política, de gestão, era do Garotinho, não da Clarissa. O que eu fiz foi mais ou menos dizer o seguinte: acho melhor o Freixo perder a eleição do que o Crivella. Segundo turno é binário, você escolhe um ou outro. Eu fiz o apoio àquele que achei que era melhor para o Rio de Janeiro”, relatou.
A assessoria de imprensa de Índio da Costa informou que ele não iria se manifestar. Questionado, o prefeito Marcelo Crivella também não se pronunciou.
Colunista da Veja destaca briga na rede
A troca de farpas foi destaque na coluna Radar Online, no site da revista Veja. Em uma nota publicada nessa segunda-feira, o jornalista Gabriel Mascarenhas destacou no título da postagem que “secretários de Crivella se engalfinham em praça pública”.
— Marcelo Crivella parece não ter conseguido levar a paz de Cristo para dentro da prefeitura. Muito pelo contrário. Dois de seus secretários iniciaram uma guerra pública, Clarissa Garotinho (Desenvolvimento, Emprego e Inovação) e Índio da Costa (Urbanismo).
Índio escolheu um jornal de Campos, reduto eleitoral do clã, para disparar o primeiro tiro e esculhambar Anthony Garotinho. Ao “Folha da Manhã”, ele disse que a política do ex-governador é “manter o pobre na pobreza”.
Clarissa não engoliu e foi às redes sociais para responder as acusações do colega de prefeitura.
Em um texto publicado no Facebook, ela classificou a entrevista como “lamentável” e provocou: “Índio, se você pensa isso tudo do Garotinho, por que foi busca o apoio dele na sua derrotada eleição para prefeito do Rio?”
Índio da Costa
Índio da Costa / Antonio Leudo
Até o momento, Índio não rebateu. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos — diz a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS