Articulações em prol do Pontal de Atafona
08/08/2017 20:43 - Atualizado em 10/08/2017 15:36
Seguem em São João da Barra as articulações do poder executivo por apoio na busca por recursos para a execução do projeto de contenção do avanço do mar em Atafona, no litoral sanjoanense. Em dois dias, a prefeita Carla Machado recebeu, na área do Pontal, representantes da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), respectivamente a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) e o deputado estadual André Corrêa (DEM). A notícia foi divulgada no dia da visita, no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado na Folha 1. O jornalista lembrou que, nos últimos meses, já estiveram no local com a prefeita a deputada estadual Rosângela Zeidan (PT) e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ)
Vendo de perto o problema da comunidade pesqueira atafonense, Cristiane Brasil e Carla Machado conversaram com empresários do setor sobre o processo de assoreamento na foz do Rio Paraíba do Sul, que gera prejuízos para a principal atividade econômica do distrito. A parlamentar confirmou apoio à luta pela contenção do mar e se colocou à disposição para tentar uma solução junto ao Governo Federal.
O deputado estadual ex-secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, também esteve no local, acompanhado do coordenador do Limpa Rio – programa estadual de manutenção e limpeza dos leitos e margens de córregos e rios – Carlos Ramos, da prefeita Carla Machado e do secretário e Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme. Ele testemunhou os problemas em decorrência avanço do mar.
— Temos conversado frequentemente com diversas autoridades sobre o sofrimento do pescador na busca do sustento de sua família e o quanto é urgente o apoio do Estado e da União para a resolução do problema — afirmou Carla ao Blog do Arnaldo.
Um abaixo-assinado pedindo soluções será enviado pelo Executivo sanjoanense aos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Existe, ainda, uma intensa mobilização ao lado da população e de lideranças locais e regionais na busca por recursos e foi entregue pela prefeita Carla Machado o Anteprojeto elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Nele são apresentadas soluções técnicas para a contenção do fenômeno, com valor estimado de aproximadamente R$ 180 milhões. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS