Hanseníase na mira da saúde em SJB
07/08/2017 23:01 - Atualizado em 10/08/2017 15:35
São João da Barra deixou de ser considerado um município de média incidência para baixa incidência de hanseníase, desde a implantação do programa de combate à doença. Hoje, somente dois casos diagnosticados são acompanhados. No último final de semana, uma caminhada foi organizada pela secretaria de Saúde sanjoanense como forma de conscientizar a população quanto ao diagnóstico e cuidados para evitar a hanseníase.
— O tratamento pode durar seis meses, para os pacientes paucibacilares (que estão infectados, mas não contaminam outras pessoas), ou 12 meses, voltado a pacientes multibacilares, os quais, sem tratamento, eliminam os bacilos e podem infectar outros indivíduos”, explicou o médico Nebiton Batista Peixoto, do Programa Municipal de Combate à Hanseníase.
O médico fez uma palestra no o Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, com participação dos alunos, que tiraram suas dúvidas.
“Foi importante essa mobilização para esclarecer os jovens, desmistificar o preconceito sobre a doença e informá-los sobre o diagnóstico e tratamento para que eles possam expandir esse conhecimento para os colegas e familiares”, destacou o médico do programa. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS