Manoel Carola passa por reforma
Jéssica Felipe 05/08/2017 19:25 - Atualizado em 08/08/2017 13:50
Hospital Manoel Carola
Hospital Manoel Carola / Ascom/SFI
“Um ânimo novo, um sopro de vida!”, essa é a definição dada pelo secretário de Saúde de São Francisco de Itabapoana, Sebastião Campista, ao falar do plano de reforma do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC). A unidade foi fundada em 1949, como Associação Filantrópica Ruy Barbosa, a partir de esforços da população, tendo a frente o comerciante Manoel Bernardo de Oliveira, que mais tarde deu nome ao hospital. Na época, São Francisco ainda pertencia a São João da Barra. A partir de 2003, a unidade foi municipalizada. As obras, iniciadas na última segunda-feira (31), fazem parte de um planejamento da gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos, divido em três fases. O hospital é único na região e atende por mês cerca de sete mil pessoas. A previsão para conclusão dos trabalhos é para início de outubro.
Sebastião Campista, explica que a primeira etapa, trata de uma intervenção para corrigir situações emergenciais na estrutura física da unidade, como por exemplo, a rampa metálica, a pintura da parte externa, a reforma para reabertura da sala de estabilização e adequação de um espaço para implantação de um laboratório de análises clínicas. A segunda etapa prevê a melhora do suporte assistencial da unidade hospitalar, com aquisição de equipamentos. A terceira e última fase das obras, prevê a ampliação da oferta de serviços do Manoel Carola.
— Basicamente a intervenção que estamos fazendo neste momento é a primeira fase desse planejamento, que envolve essas três etapas — ressaltou o secretário.
O Hospital Municipal Manoel Carola atende as áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além de exames complementares.
— É uma unidade de extrema importância para o município, pois é a referência para os casos de maior complexidade. O plano de reforma é algo crucial para a unidade, pois melhora consideravelmente a logística de atendimento aos pacientes e as condições de trabalho para os funcionários. O objetivo principal é aprimorar o atendimento à população, sendo realizado de forma mais humanizada, atendendo as solicitações da prefeita Francimara — considera o diretor clínico da unidade, Eder Marins.
  • Associação foi fundada em 1949 por Manoel Carola

    Associação foi fundada em 1949 por Manoel Carola

  • Associação foi fundada em 1949 por Manoel Carola

    Associação foi fundada em 1949 por Manoel Carola

  • Associação foi fundada em 1949 por Manoel Carola

    Associação foi fundada em 1949 por Manoel Carola

Unidade fundada com esforço da população
O Hospital Municipal Manoel Carola nasceu da vontade e caridade do comerciante Manoel Bernardo de Oliveira, mais conhecido como Manoel Carola. Homem de pouco estudo, nascido e criado na localidade de Ponto de Cacimbas, pai de sete filhos, que teve como objetivo de vida o trabalho ao próximo. Após a morte de uma moradora idosa, são franciscanos do local, liderados por Manoel, fundaram a Associação Filantrópica Ruy Barbosa, em 1949, inicialmente como unidade de atendimento à idosos. Nesse período São Francisco do Itabapoana ainda era sertão de São João da Barra.
Gessé de Oliveira, filho de Carola, relembra com muita emoção a trajetória do pai. “Ele começou o projeto com um pequeno espaço que servia como abrigo para os idosos. Sua motivação surgiu a partir da situação da Dona Maria Cordeiro, essa senhora falecida à porta de um barraco de braços abertos. Ela morava sozinha na época, ficou doente e morreu dentro de casa, seu corpo só foi encontrado um dia depois’’, conta.
O hospital passou por momentos difíceis, chegando a ficar dois anos fechado. Em 1997, com a emancipação do município, a instituição foi reaberta passando a ter gestão compartilhada entre a Associação e a prefeitura. No ano seguinte, aos 81 anos, Seu Manoel Carola faleceu e como homenagem, a instituição passou a ter seu nome. Somente em 2003, o prédio foi adquirido e municipalizado pela prefeitura.
Esforço para garantir soro antiescorpiônico
No final de julho, a direção do HMMC recebeu o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cláudio Maurício Vieira de Souza, para o levantamento de alguns dados sobre os casos de ataques de escorpiões em São Francisco. Os dados coletados deverão respaldar um projeto que ajudará o município no credenciamento do hospital como distribuidor do soro antiescorpiônico para as vítimas de picadas.
— Fica evidente a necessidade do soro para o município pelo fato do escorpião ser endêmico nessa área, contribuindo para um elevado numero de vitimas, incluindo casos que culminaram em óbito. Além disso, vale ressaltar a vasta extensão territorial e a distância do hospital para com a referência de atendimento desses casos (Hospital Ferreira Machado). Estamos em ação conjunta envolvendo a prefeitura municipal, secretaria de Saúde, vigilâncias epidemiológica e ambiental e Fiocruz visando minimizar os incidentes com escorpiões e viabilizar o credenciamento do nosso hospital para disponibilização do soro garantindo um melhor atendimento para a população — considera o diretor do hospital, Eder Marins.
De acordo com Cláudio Maurício, antes da fase de pesquisa de campo em São Francisco, o projeto passou pelo Comitê de Ética da Fiocruz. “Agora preciso mapear as famílias porque é importante escutar. Além de ganho acadêmico, vamos fazer análise técnica, já que o escorpião é um bicho endêmico desta área. Destaco que o soro é gratuito e o Brasil produz um dos melhores soros do mundo. Em todo o Estado temos nove espécies diferentes de escorpião, sendo o de cor amarela, o pior entre eles”, explicou o pesquisador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS