Carla diz que é preciso pressa em Atafona
02/08/2017 18:19 - Atualizado em 04/08/2017 23:31
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), ressaltou que “é preciso pressa” para viabilizar ações concretas para a contenção do avanço do mar em Atafona. Nessa quarta-feira, a Prefeitura informou que a Coordenadoria de Defesa Civil do município trabalha na elaboração de toda documentação a ser enviada à União e ao Estado para o reconhecimento da situação de emergência, decretada no último dia 29.
— Existe já toda uma mobilização visando sensibilizar as autoridades e que une governo municipal, sociedade e lideranças políticas regionais na busca por recursos. A articulação nesse sentido tem sido intensa, mas é preciso pressa — disse a prefeita, que se reuniu com a Defesa Civil regional solicitando apoio ao decreto e irá entregar às autoridades um abaixo-assinado contendo milhares de assinaturas clamando por uma solução.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil de São João da Barra, Adriano Assis, serão enviados um parecer técnico da Defesa Civil, o Formulário de Informações de Desastres (Fide) e a Declaração Municipal de Atuação Emergencial (Dmate), além de um relatório fotográfico sobre a situação. “Enviaremos à Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão subordinado ao Ministério da Integração Nacional, as informações preenchendo o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Iremos aguardar esse reconhecimento do Estado e, principalmente, do Governo Federal para que o Município possa pleitear esse recurso”, explicou.
O município também aguarda as instruções técnicas do Inea que irá nortear o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para as obras em Atafona. A previsão da liberação era ontem, segundo o secretário de Meio Ambiente, Alex Firme. Porém, até o fechamento da edição, nenhum posicionamento sobre as instruções foi dado. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS