Médicos reconstroem nariz no HFM
04/08/2017 20:34 - Atualizado em 07/08/2017 13:41
Hospital Ferreira Machado (HFM)
Hospital Ferreira Machado (HFM) / Antônio Leudo
O que era para ser apenas um atendimento de emergência se transformou numa cirurgia inédita na história do Hospital Ferreira Machado. No dia 29 do mês passado, o lavrador José Antônio Barbosa, 57 anos, deu entrada na unidade após uma queda de bicicleta. No acidente, José Antônio bateu com o rosto no chão e sofreu uma grave lesão no nariz. Até aí o atendimento seria normal, se não fosse o caso de o paciente ser portador de um tumor de mais de 10 cm no órgão, provocado por miíase – infecção da pele causada por larvas de moscas, que são depositadas em tecidos cutâneos – e que lhe deformava o local atingido. A notícia foi divulgada somente ontem pela assessoria do HFM, através da Superintendência de Comunicação.
Cirurgias oncológicas não fazem parte do atendimento de emergência do HFM, mas aquele sábado, apesar do acidente, foi um dia favorável a José Antônio. O cirurgião geral Haroldo Igreja – com especialidade em cirurgia oncológica em outros hospitais da cidade —, não estava de plantão, mas passava em visita aos seus pacientes, quando foi acionado pela neurocirurgiã Doralice Leite Batista. Ambos decidiram submeter o paciente à retirada do tumor. Imediatamente formaram uma equipe com o bucomaxilo facial, José Ataércio, e o anestesiologista Eucleres Belo.
Na cirurgia, que durou mais de duas horas, o paciente teve o nariz parcialmente amputado e imediatamente reconstruído com um retalho da pele da testa, algo que nunca havia sido feito antes no HFM. “Com esta cirurgia o paciente pode retomar sua vida social, uma vez que a deformidade chamava bastante a atenção”, explicou Haroldo Igreja.
José Antônio continua internado e deverá ser submetido a mais uma intervenção cirúrgica. Posteriormente será acompanhado por profissionais de cirurgia plástica do HFM.
— Estou muito satisfeito com o trabalho dos médicos do Hospital Ferreira Machado e tenho muito a agradecer a Deus. Quando me recuperar, posso até voltar a trabalhar — celebra ele. (A.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS