Campanha para doação de sangue
Matheus Berriel 02/08/2017 19:55 - Atualizado em 03/08/2017 13:31
Verador Abú na presidência
Verador Abú na presidência / Folha da Manhã
No próximo sábado (5), o vereador Abu (PPS) promove, pela segunda vez, uma campanha de doação de sangue em Campos. Com o lema “Ajudar tá no sangue”, a campanha acontecerá a partir das 9h, na praça do Santíssimo Salvador, durante a festa do padroeiro de Campos, em parceria com a Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), Associação Mulheres Vitoriosas, o Educandário São José Operário, Projeto Black & Cia e os Amigos do Rim.
De acordo com o vereador, a campanha tem o propósito de conscientizar a população sobre a importância de tornar a doação de sangue um hábito, possibilitando um crescimento no estoque do Hemocentro, que vem sofrendo com falta de bolsas. Outro objetivo é incentivar a doação de medula óssea.
— O Brasil usa mais de cinco mil bolsas de sangue por dia, e Campos, uma média de 70 a 80. Essa é uma quantidade significativa, mas o número de doadores para suprir a demanda e manter o estoque é muito pequeno. Se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão — disse Abu.
Estão aptas a doar sangue pessoas que tenham entre 18 e 60 anos e pesem no mínimo 50kg. É preciso ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 e não estar em jejum, evitando alimentação gordurosa nas quatro horas antecedentes à doação. Para doar, é necessário apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial.
Gravidez, amamentação (se o parto ocorreu há menos de um ano), resfriado recente, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas e tatuagem nos últimos 12 meses são impedimentos temporários, enquanto casos de hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de hepatites B e C, aids, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas são impedimentos definitivos, bem como o uso de drogas ilícitas injetáveis e a malária.
As pessoas também podem realizar suas doações de sangue no Hemocentro Regional de Campos, que funciona diariamente no Hospital Ferreira Machado (HFM). Atualmente, a unidade necessita de todos os tipos sanguíneos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS