CCZ já encaminhou mais de 60 cães e gatos para adoção
02/08/2017 17:28 - Atualizado em 03/08/2017 13:26
Gatos têm sido acolhidos no CCZ
Gatos têm sido acolhidos no CCZ / Supcom
A adoção de um animal de estimação pode representar inúmeros benefícios comprovados cientificamente tanto na vida de quem adota quanto de quem é adotado. Mais do que um ato de compaixão, a adoção é o início de uma grande amizade. E em Campos, muitas amizades têm se construído ao longo de 2017, já que no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) diversos cães e gatos têm sido acolhidos por várias famílias. Somente este ano, foram mais de 45 cachorros e 20 gatos levados para o aconchego de um lar.
Geralmente abandonados em vias públicas e até mesmo na própria sede do CCZ, os animais são levados para o órgão, onde recebem cuidados especiais e tratamento médico veterinário, já que muitas vezes chegam ao local com problemas de saúde. Atualmente há disponíveis para adoção sete cães e cinco gatos no CCZ.
— A gente recolhe, realiza o procedimento de castração e, em caso de necessidade, damos a medicação de acordo com o tratamento. Aqui eles são acolhidos, recebem alimentação e todo o carinho até que possam fazer parte de uma nova família — comenta Francimara de Araújo, médica veterinária responsável pelo setor de controle populacional de cães e gatos. Ela ressaltou ainda que os animais recebem, também, a vacina antirrábica e já saem castrados.
Um ato de amor
Thor, de cerca de dois anos, foi abandonado pelo dono, que mudou de cidade e o deixou para trás. Mas o que era para ser uma história triste, se transformou em uma bela amizade, já que o estudante Bruno Mendonça, de 21 anos, resolveu adotar o cão. Juntos há aproximadamente 7 meses, o novo dono de Thor afirma que fez a escolha certa ao realizar a adoção.
Thor junto ao dono Bruno Mendonça
Thor junto ao dono Bruno Mendonça / Supcom
— Eu já tive um cachorro em casa, que morreu, e então nós decidimos que não teríamos mais. Mas quando vi o Thor do jeito que vi, triste e cabisbaixo, resolvi adotar e hoje a casa é cheia de alegria e diversão — comenta Bruno.
Procedimentos - O procedimento para realizar a adoção é fácil: a pessoa precisa ser maior de 18 anos, levar documentos de identificação e escolher o animal na sede do CCZ, localizada na avenida Presidente Vargas, nº 180, na Pecuária, das 10h às 12h, no período da manhã, e das 14h às 16h, no período da tarde.
No ato da adoção a pessoa irá assinar um termo de declaração de posse e adoção. “Neste documento irá constar, além dos dados do animal e do futuro tutor, uma declaração de que a partir daquele momento ele será responsável por aquele animal”, explica Francimara. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS