Festa de São Salvador atinge seu ponto alto
Jhonattan Reis 05/08/2017 16:46 - Atualizado em 07/08/2017 13:56
Exposuição São Salvador
Exposuição São Salvador / Divulgação - Supcom
A programação da 365ª Festa do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos, chega ao fim neste domingo (6). Na área cultural, acontece o último dia de atrações do resgate da Folia de Reis, tendo, como ponto alto, 1º Encontro de Folia de Reis de Campos dos Goytacazes, além de shows musicais. No campo religioso, missas e procissão estão entre as atividades.
Às 7h, será celebrada a Santa Missa em sufrágio dos bispos, sacerdotes, religiosos e benfeitores falecidos que exerceram suas atividades na Diocese de Campos. Às 10h, Santa Missa Solene presidida pelo bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.
À tarde, haverá missa às 15h e, também, a procissão com a imagem do Santíssimo Salvador, que sai da Catedral às 16h, passa por várias ruas do Centro e chega à praça por volta das 18h, quando acontece, na Catedral, a festiva acolhida à imagem do padroeiro. Em seguida, será celebrada a missa solene pelo bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Encerrando a programação, haverá show no Canteiro de Barracas da Catedral, às 19h, com a banda Filhos do Céu.
Também na programação da 365ª Festa do Santíssimo Salvador está o resgate da Folia de Reis, manifestação cultural que marcou, por séculos, o município, mas que quase desapareceu nas últimas décadas. Hoje, último dia programação, haverá várias atrações no Museu Histórico de Campos. Às 10h, acontece o projeto Trilho das Artes e o evento “Encontro com autoras campistas de livros infantis”, que conta com venda de livros até as 18h.
O ponto alto da programação acontece entre 11h e 14h. Será realizado o 1º Encontro de Folia de Reis de Campos dos Goytacazes, com os grupos de folias regionais. Esta é única atração do resgate da Folia de Reis que não ocorre no museu. Será realizada na praça do Santíssimo Salvador. Em seguida, ainda na praça, terá a apresentação “Presépio Vivo Itinerante”.
De volta ao museu, haverá, entre 15h e 18h, lançamento do livro “Meu Anjo Tem Um Nome”, de Rafael Martins, e apresentação musical dos cantores Brenno e Karine Mendonça, além da encenação teatral “Auto de Posse da Villa de Sam Salvador de Campos”, que tem no elenco os alunos do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), sendo a direção de Dedé Muylaert.
A iniciativa do resgate da tradicional Folia de Reis partiu do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), tendo apoio da FCJOL. Presidente do Instituto, a historiadora, escritora e professora Sylvia Paes, que realiza pesquisas, há décadas, sobre a Folia de Reis, comentou sobre a importância do resgate.
— Essa manifestação faz parte do calendário natalino da igreja católica e é uma festa consagrada desde o período colonial no Brasil. Tivemos, em Campos, muitas folias, e isso devido ao nosso território, que é muito grande.
História — A Folia de Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva vista no Brasil como folclore e praticada por adeptos e simpatizantes do catolicismo. Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, a Folia de Reis é utilizada para relembrar a atitude dos Três Reis Magos, que foram à procura do esconderijo do Prometido Messias (Menino Jesus) para prestar homenagens e dar presentes. (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS