Macaé festeja seus 204 anos
29/07/2017 20:12 - Atualizado em 31/07/2017 14:15
A parceria com a família foi o foco central do desfile cívico de 204 anos de fundação da vila de Macaé, neste sábado. A programação, que contagiou a Imbetiba, contou com a participação de crianças, jovens e adultos e representantes de todas escolas municipais. Antes do evento, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, participou junto com autoridades civis e militares, do hasteamento das bandeiras na frente da sede da prefeitura. A ocasião foi marcada ainda por homenagem ao ex-prefeito de Macaé, Alcides Ramos. Ainda dentro das festividades de aniversário de Macaé, o município segue com sua programação da Exposição Agropecuária que começou no dia 27 e termina neste domingo com o show do cantor Luan Santana.
Satisfeito, o prefeito de Macaé parabenizou a população. “Macaé é uma cidade vitoriosa. A cidade tem que se redimensionar e se preparar para novos desafios. É tempo de trabalhar e amar, ainda mais, nosso município”, ressaltou Dr. Aluizio.
A avenida Elias Agostinho ficou lotada pela população que prestigiou a programação cívica. Um dos destaques do desfile foi o envolvimento da família, que participou junto aos estudantes e também foi assistir ao evento. Em meio a sorrisos e aplausos, os participantes elogiaram a programação.
O casal Ivonete da Conceição e Janieheres fez questão de participar e acompanhar o desfile dos filhos. “Sempre achei o desfile bonito. A oportunidade de estar na avenida com meus filhos me deixou feliz. Além de acompanhar a preparação na escola e arrumar a roupa das crianças pude participar do pelotão, que trata da família como raiz e fortalecimento”, conta Ivonete.
Da mesma opinião é a profissional liberal Adriana Manhães que, mesmo sendo feriado, não faltou ao desfile. Entusiasmada, ela afirmou que o desfile seria inesquecível. “Já desfilei quando era adolescente. O tempo passou. Poder me reunir com minha filha e professores neste desfile foi maravilhoso. Temos que nos integrar durante todo ano”, contou a mãe da aluna Maria Eduarda Manhães, do Colégio Wolfango Ferreira.
Para evidenciar a importância da parceria da família com a escola, o desfile contou com a mobilização de professores, equipes gestoras e diretores. Presentes, Erica Soares (Colégio Municipal Eraldo Mussi), Eliane Araújo (Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola) e Silvia Maia (Nossa Senhora da Conceição) elogiaram a oportunidade de mobilizar familiares, alunos e educadores. “Esta é uma forma de melhor aproximar os pais da escola”, observaram.
O secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que a proposta do desfile deste ano marcará toda a rede municipal. “Aproximar a família da escola é essencial para o desenvolvimento do processo de ensino. Ficamos felizes de ver o envolvimento dos pais dos alunos nesta programação. Esse foi o pontapé para nova ações junto com familiares”, destacou.
Expo Macaé termina neste domingo com Luan Santana
A Expo Macaé 2017 foi aberta ao público na tarde da última quinta-feira e termina neste domingo, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. Para fechar com chave de ouro, o cantor sertanejo Luan Santana subirá ao palco.
Entre as atrações há shows musicais, parque de diversão, fazendinha, exposição de animais, provas hípicas e concurso leiteiro.
Quem visitar a exposição terá a oportunidade de conhecer ou reconhecer as muitas atividades desenvolvidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana. É que a pasta participa do evento apresentando suas ações no trânsito, no transporte e na educação no trânsito, atividades facilmente percebidas no dia a dia da cidade.
O secretário Julio Antunes explica que o órgão municipal avaliou como oportuna a participação na exposição deste ano, na intenção de evidenciar a presença do governo no cotidiano da cidade, no que se refere à mobilidade urbana em suas várias vertentes.
(A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS