Campanha da ONU quer reduzir descarte de plásticos em rios e mares do Brasil
07/06/2017 18:38 - Atualizado em 19/06/2017 18:25
Lixo descartado viaja quilômetros pelos mares
Lixo descartado viaja quilômetros pelos mares/Divulgação - TV Brasil
A redução do lixo marinho é alvo da campanha Mares Limpos, lançada nessa terça-feira (6) pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Rio de Janeiro. O objetivo é convencer pessoas e empresas a reduzirem o consumo de plásticos e evitar seu descarte.
A representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, disse que a campanha terá duração de cinco anos e espera contar com parcerias governamentais e não governamentais brasileiras. "A gente sabe o tamanho do Brasil, país número um em biodiversidade e com uma costa enorme", ressaltou.
Substituir e reduzir
Um ponto importante da campanha é obter a colaboração de empresas para substituir ou reduzir o uso de plásticos em seus produtos. "Não adianta a gente trabalhar só na consequência. Tem que trabalhar na causa. É claro que não são as empresas que jogam o lixo (nos mares), são os usuários, mas a gente precisa ter uma parceria em todo o ciclo da produção. Se a gente só limpar as praias, amanhã teremos elas sujas de novo", disse Denise Hamú.
As conversas da ONU com as empresas para que elas substituam o plástico por produtos biodegradáveis já começaram, e está em curso um trabalho para mapear quais setores podem contribuir mais para a campanha. "A gente percebe que o setor de cosméticos é interessante e dá para trabalhar muito", disse a representante da ONU Meio Ambiente.
Dentro da estratégia de promover um maior esclarecimento e conscientização das empresas para o assunto, a campanha pretende realizar seminários regionais para mapear hábitos locais que podem ser mudados, reduzindo o descarte de lixo pela população.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS