Neblina leva perigo às estradas
01/06/2017 20:03 - Atualizado em 04/06/2017 12:55
Com a proximidade da estação mais fria do ano, fenômenos como cerração, neblina e nevoeiro são comuns, especialmente no período entre a madrugada e a manhã, e em regiões de serra ou próximas ao mar, podem prejudicar a visão, aumentando as chances de acidentes nas estradas. Viajar nessas condições requer atenção redobrada do motorista.
Para evitar acidentes, a Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR 101/RJ, divulgou dicas para uma viagem mais tranquila nessas situações. Algumas das orientações em caso de neblina são: reduzir a velocidade com segurança, observando a distância entre o veículo que vem atrás; acender a luz baixa do farol, além do farol de neblina, se houver e aumentar a distância do veículo da frente. É fundamental que o veículo esteja com o sistema de iluminação em perfeitas condições, bem como as palhetas do limpador do para-brisa. O reservatório de água do lavador também deve estar sempre cheio.
Para evitar o embaçamento dos vidros, basta acionar a ventilação ou o ar-condicionado, ou manter as janelas abertas. É importante evitar ultrapassagens e, ao mudar de faixa, sinalizar corretamente a manobra com as luzes de direção. Caso a neblina esteja muito espessa, é aconselhável procurar um local seguro para estacionar, evitando o acostamento. O melhor é abrigar-se em um posto de serviços, ou em bases da concessionária ou da Polícia Rodoviária. Jamais deve-se parar sobre a faixa de rolamento, nem mesmo ligar as luzes de alerta com o carro em movimento.
Na BR 101, há sinalização vertical, com placas, e horizontal, com faixas refletivas, que auxiliam motoristas em situações de baixa visibilidade, por conta de neblina ou nevoeiro. Antes de pegar a estrada, os motoristas podem consultar as condições de trânsito pelos canais de comunicação da Autopista, através do telefone 0800 282 0101 e do site www.autopistafluminense.com.br.
Procurada pela reportagem, a Defesa Civil Municipal considerou comuns os fenômenos como o nevoeiro no período de outono, em consequência da temperatura mais baixa. “O órgão orienta que as pessoas fiquem atentas nos horários da manhã e madrugada nas rodovias, já que o efeito do nevoeiro geralmente é mais intenso”, informou. Ainda segundo a Defesa Civil, não está prevista chuva para Campos neste final de semana. (M.B.)(A.N)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS