Quissamã e Italva celebram emancipação
Jhonattan Reis 07/06/2017 19:33 - Atualizado em 08/06/2017 22:44
Quissamã e Italva estarão em festa neste fim de semana, já que as duas cidades comemoram mais um ano de emancipação político-administativa. A primeira, tem sua emancipação datada em 4 de janeiro de 1989, mas a população considera o mês de junho, pois em 12 de junho anterior àquele 4 de janeiro, os quissamaenses decidiram que o lugar iria se emancipar. E Quissamã comemora seus 28 anos entre amanhã (9) e segunda-feira (12), com vasta programação. Já Italva, que completa 31 anos de emancipação, iniciou seus festejos na terça-feira (6) e segue também até segunda.
Amanhã, a programação quissamaense começa às 8h. Será feita uma homenagem a Maria de Jesus Barboza Santos (ex-secretária de Saúde de Carapebus), no Centro de Fisioterapia do Centro de Especialidades. Às 9h, haverá inauguração da Casa do Artesão e Coordenação de Turismo, na praça Mário Moreira da Silva (em frente à Prefeitura). O Instituo Federal Fluminense (IFF) receberá sessão solene da Câmara Municipal, às 19h.
No sábado (10), terá, às 9h, o Dia de Ação Integral, na praça Mário Moreira da Silva. No mesmo dia: aula de ginástica, na praça Brigadeiro José Caetano, às 17h; culto de Ação de Graças, no Anfiteatro da Prefeitura, às 18h; comemoração de 10 anos do Sobradinho, com oficinas e apresentação de teatro, no Espaço Cultural Sobradinho, às 19h; e show com Pedro Maia e Banda, às 21h, na praça Brigadeiro José Caetano.
As celebrações de domingo (11) começam às 9h, com a terceira Volta Ciclística de Quissamã, no Parque de Exposições, continuando à tarde, às 14h, com aula de jiu-jitsu na praça Brigadeiro José Caetano. À noite, serão comemorados os 11 anos do Museu Casa Quissamã, com lançamento de livro e concerto musical, na sede do museu, a partir das 19h, e, uma hora depois, show com Sandro Bali, na praça Brigadeiro José Caetano.
A segunda-feira, que marca o aniversário da cidade, tem, pela manhã, hasteamento da Bandeira, às 8h, na sede da Prefeitura, e missa, às 9h, na Igreja Matriz. À tarde, haverá assinatura de convênio com o Senai, às 14h, na rua Barão de Vila Franca, e, às 15h, Desfile Festivo na rua Barão de Vila Franca. A programação quissamaense chega ao fim às 20h, com Sarau Dançante da Banda União Quissamaense, no coreto da praça Brigadeiro José Caetano.
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, ressaltou que a semana trata de um momento festivo, mas também de reflexão. “Mesmo neste momento difícil que o município atravessa, temos muitas conquistas a comemorar. Estamos colocando as contas em dia, fazendo ajustes que vão nos permitir oferecer mais para a nossa população, principalmente nas áreas de assistência, saúde, segurança e educação”, falou.
Já a programação de Italva começou na última terça (6), seguiu na quarta (7) e continua amanhã. Às 17h, haverá sessão solene na Câmara Municipal e, às 20h, abertura oficial da Festa na Fazenda Experimental. A sexta conta com Noite de Louvor, tendo shows do Ministério Adoração, às 21h, e Joel Freitas e Banda, às 22h.
No sábado, a programação é extensa — desfile cívico escolar, no bairro São Caetano, às 9h, e concurso de Marcha, às 14h, além de shows com DJ Maycon Paes, às 21h, com Michele Freire, às 23h, e com Arizona 71, à 1h. Também tem shows no domingo: Adryano Azevedo, às 17h; DJ Maycon Paes, às 21h; Bonde do Forró, às 23h; e Chapas do Brasil, 1h.
Na segunda, os italvenses, que comemoram 31 anos de emancipação, podem conferir, às 16h, apresentação do coral do Projeto Inclusão Cultural. À noite, shows com o DJ Maycon Paes, às 21h, e com a banda Gang Lex, às 22h. O encerramento acontece à 0h, com queima de fogos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS