Tallinn, a capital da Estônia
Rildo Ribeiro Júnior 05/06/2017 18:53 - Atualizado em 12/06/2017 08:41
Espremida entre a Letônia, a Rússia e o Mar Báltico, a Estônia é um país pouco conhecido como polo turístico, mas vem conquistando um importante lugar no coração dos amantes de viagens, principalmente para os que adoram os cenários e histórias da época medieval. Considerada a cidade medieval mais bem preservada da Europa, Tallinn nos remete a séculos atrás com uma arquitetura rústica, restaurantes em cavernas com iluminação a luz de velas e pessoas vestidas com roupas de época.
A cidade possui um aeroporto internacional, estação de trem e um porto, que é o principal ponto de chegada dos turistas à cidade e está muito próximo à cidade histórica, facilmente acessada a pé.
Para explorar o centro histórico, o turista obrigatoriamente tem que passar por algum dos diversos portões de entrada, uma vez que toda a parte histórica fica dentro da muralha. O mais famoso é o Grande Portão Costeiro que fica para o lado do mar e é onde está a torre Margarida, seguindo pelas ruelas o ponto central é a Raekoja Plats, uma praça onde esta o prédio da prefeitura, diversos restaurantes, cafés e lojinhas de souvenir. A prefeitura é um dos principais pontos: um prédio construído no século XIV e com uma enorme torre que pode ser visitada para quem tiver disposição de subir e descer os 115 degraus. Ali também está, ainda em funcionamento, a farmácia mais antiga da Europa, data de 1422, onde no mesmo prédio está um pequeno museu com utensílios médicos e farmacêuticos antigos. Bem próximo dali, existe uma outra praça onde está uma das igrejas mais exuberantes de Tallinn, Catedral Russa Ortodoxa de Alexandre Nevsky, marco da tentativa de domínio russo aos países bálticos. Em frente está o prédio do parlamento da Estônia, um lindo prédio
Outro ponto muito interessante é a rua Virú, uma das principais ruas de comércio do centro histórico, com lojas de artigos nacionais e também marcas internacionais. Ao fim dela, ou no início, está um lindo mercado de flores próximo e o portão Virú, mais um dos diversos que cercam a cidade muralhada.
O centro histórico de Tallinn é facilmente visitado a pé e durante um dia. Porém, existem diversos pontos que valem a pena estender um pouco a estadia na cidade. Existem pontos interessantes de comércio na cidade nova e também vários museus como o museu da Ocupação, KGB Museum e o Museu a Céu Aberto.
Para conhecer a cidade é aconselhado um pacote casado com algum outro destino, uma opção bem interessante é fazer um pacote pelas três repúblicas bálticas Estônia, Letônia e Lituânia, onde a locomoção de uma capital para a outra pode ser de trem, avião ou até mesmo de carro. Uma viagem de 10 dias seria o suficiente para visitar os três países e com um custo em torno de R$ 6800,00 por pessoa. Outra opção é visitar Tallin, estando hospedado em Helsinque, na Finlândia, onde a travessia de barco tem a duração de duas horas e em diversos horários durante o dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS