Último dia de Cozinha Brasil em SJB
17/05/2017 18:18 - Atualizado em 19/05/2017 18:22
Programa Cozinha Brasil
Programa Cozinha Brasil/Secom - SJB
Quinta-feira (17) é o último dia do Programa Cozinha Brasil, em São João da Barra. A ação acontece de forma conjunta entre Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos com a Ferroport – parceria da Prumo Logística e Anglo American –, empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu. O curso, que teve início na terça-feira (16), acontece nas Unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Grussaí e Atafona
Para o gerente de Sustentabilidade da Ferroport, Marcio Redivo, é mais uma oportunidade para contribuir com a comunidade de São João da Barra. “O Cozinha Brasil está presente mais uma vez no município para capacitar homens e mulheres sobre como aproveitar totalmente os alimentos de forma sustentável, reduzindo os desperdícios e ‘esticando’ os orçamentos familiares”.
No primeiro dia de aula, as alunas aprenderam a preparar um prato bem conhecido na região, o “Bobó”, só que ao invés de usar o tradicional camarão, a preparação é vegetariana, com ingredientes como chuchu e a parte interna da casca do maracujá. “É um prato bem saboroso e os alunos se surpreendem com o sabor, que fica muito parecido com o bobó original”, contou a nutricionista do Serviço Social da Indústria (SESI), Natália Barreto.
Além do trabalho de reeducação alimentar visando uma vida mais saudável, o curso ensina técnicas de higienização dos alimentos, higiene pessoal, congelamento e branqueamento. O cozinheiro do Sesi, Reginaldo Lima, é o responsável pela elaboração dos pratos, que serão ensinados nas aulas, como o bolo de laranja com casca e suco com talos de couve e limão.
Ao final do curso, que conta com 10 horas de duração, as alunas recebem uma cartilha com informações nutricionais dos alimentos e todas as receitas elaboradas nas aulas, além do certificado de participação. “Estou muito otimista com o curso, pois é mais uma oportunidade de aprendizado, que ainda pode gerar uma renda extra em casa”, contou a dona de casa Neuza Cândido, moradora do bairro Figueira, em Grussaí.
O curso acontece no salão de festas da Igreja da Penha, das 9h às 12h para as usuárias do CRAS de Atafona. Já em Grussaí, o curso é realizado das 14h às 17h na sede do CRAS. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS