Curso, capacitação e licença em Macaé
18/05/2017 21:35 - Atualizado em 19/05/2017 13:41
Ambulantes que estão renovando ou tirando licença para comercializar seus produtos em Macaé participaram, nesta quinta-feira, no auditório da Cidade Universitária, da palestra de capacitação: “Boas Práticas e Manipulação de Alimentos” promovida pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa). O evento teve duração de duas horas.
De acordo com informações do responsável pelo setor de alimentos da Covisa, Alexsandro Oliveira, esse é o nono curso realizado com objetivo de orientar os ambulantes para trabalharem adequadamente com alimentação seguindo as normas estabelecidas pela lei.
— Nós orientamos sobre os padrões de segurança alimentar, alertamos à importância de manter as instalações onde são preparados os alimentos adequadamente higienizados e como evitar contaminação —, explicou.
Ele acrescentou, ainda, que nas inspeções realizadas pelos fiscais da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, os principais problemas detectados são com relação à contaminação cruzada, ou seja, que mistura alimentos crus e cozidos.
— Outros fatores observados nas inspeções são as instalações e os equipamentos que, nem sempre, são adequados para preparar os alimentos e ainda a falta de conservação desses produtos que serão comercializados —, informou.
Para a ambulante Verônica Silva, que comercializa açaí há oito anos, é importante participar das capacitações e valorizar os produtos. “Fico atenta às dicas, porque é sempre bom trabalhar de forma correta”, afirmou.
A capacitação foi ministrada pela fiscal sanitária da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, Meire Gervásio, e contou com a participação de 62 ambulantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS