Rafael quer retomar obra do hemocentro
18/05/2017 20:19 - Atualizado em 19/05/2017 13:40
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), visitou as dependências do Hemocentro Regional de Campos, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cledson Bitencourt, para viabilizar a continuidade das obras de construção da sede própria do Hemocentro, iniciadas em junho de 2016, e que estão paradas desde dezembro. O projeto do novo Hemocentro foi orçado em cerca de R$ 20 milhões. O atual Hemocentro funciona em um espaço de 310 metros quadrados. Já o novo terá 7.886 metros.
— Estamos fazendo o nosso máximo possível para atender toda a demanda do Hemocentro, assim como a Saúde, é uma prioridade para a nossa gestão. Eu tenho visitado todas as unidades e lamentamos por quando havia dinheiro de sobra não foram realizadas as obras necessárias. Mesmo com toda a dificuldade financeira, já estamos estudando formas para diminuir a contrapartida do município, mantendo o mesmo valor de verba federal para podermos concluir essa obra e garantir a estrutura do Hemocentro — declarou o prefeito.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, é preciso readequar o projeto à realidade orçamentária do município. Ele esteve em Brasília para debater com o Ministério da Saúde, a proposta que prevê uma redução na obra do Hemocentro sem que haja perda de funcionalidade.
— Quando assumimos a secretaria, conversamos com representantes do Ministério da Saúde sobre a possibilidade de reduzirmos a obra do Hemocentro, mantendo a mesma função. O objetivo dessa proposta é reduzir o custo da obra para caber na disponibilidade orçamentária da Prefeitura. Estamos finalizando um levantamento para orçar qual o valor limite que a prefeitura poderá investir para continuar a construção da sede do Hemocentro. Quando estivermos com esse levantamento, vamos encaminhar os dados para a Caixa Econômica Federal para análise, visando a liberação desse repasse para que obra seja finalizada — disse Cledson.
Para a diretora do Hemocentro, Sandra Chalhub, o “Hemocentro não é apenas sangue, é o coração da Saúde. É importante para nós essa questão da obra, pois será um grande ganho para toda a região. No momento estamos atendendo 25 instituições hospitalares e temos cerca de 800 mil pessoas sob a nossa responsabilidade, então, dentro da realidade da Saúde, o Hemocentro é o coração”, destacou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS