Início das aulas em discussão na Uenf
31/01/2017 16:38 - Atualizado em 01/02/2017 12:38
  • Uenf

    Uenf

  • Uenf

    Uenf

  • Uenf

    Uenf

Com o objetivo de discutir deliberações referentes ao início do semestre letivo, além de questões de segurança e condições de infraestrutura da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), foi realizada, nesta terça-feira (31), uma reunião extraordinária do Conselho Universitário da Uenf. A discussão aconteceu no Centro de Convenções da universidade.
Entre os principais assuntos abordados estão a aproximação da data de entrada de alunos, na tentativa de evitar evasão dos estudantes, e estratégias para custeio e manutenção da unidade. Atualmente, a dívida da Uenf já gira em torno de R$ 40 milhões. 
Participam da reunião alunos e professores da Uenf, além de representantes da Associação de Docentes da Uenf (Aduenf), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro (Sintuperj).
Na última segunda-feira (30), em outra reunião, o Colegiado Acadêmico da Uenf (Colac) decidiu manter o calendário acadêmico em vigência, com o início do 2º semestre de 2016 a partir da próxima segunda-feira (6), e o início do 1º semestre de 2017 a partir de julho/2017.
Pelo calendário, o 2º semestre de 2016 teria início nessa segunda (30), mas a Reitoria decidiu prorrogar em uma semana para que o assunto pudesse ser discutido pelos colegiados competentes da Universidade. Em nota divulgada em 24/01/17, o reinício das aulas foi transferido para dia 6.
Dificuldades — Segundo o reitor da Uenf, Luis Passoni, a universidade passa por diversos problemas, como a falta de segurança e o fechamento do Restaurante Universitário. Ele informou que, após a suspensão do serviço de segurança pela empresa contratada, devido à falta de pagamento pelo Governo do Estado, a Uenf tentou fazer outra licitação, mas não houve interessados. Já a empresa que servia o Restaurante Universitário desistiu de renovar o contrato, alegando baixo valor das refeições. A empresa que faz os serviços de limpeza e jardinagem ainda continua a oferecer o serviço, mas já avisou que não tem como continuar por mais tempo sem receber o pagamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS