São João da Barra reverencia cultura
19/12/2016 11:03
Folha da Manhã
Praça de São João da Barra / Folha da Manhã
Conhecida por ostentar o título de melhor carnaval do interior do estado do Rio de Janeiro e por ser o último município banhado pelo rio Paraíba do Sul, São João da Barra também guarda um passado de interessantes histórias. Com o objetivo de preservar essa memória, a Câmara de Vereadores vai realizar mais uma edição do projeto “Câmara Cultural”; desta vez, homenageando o centro do município. O evento acontecerá nesta segunda-feira (19), às 19h, no plenário, e tem entrada franca.
Na programação, haverá uma mesa-redonda sobre o tema “Conhecendo o nosso município”. O porto fluvial, o cais do imperador, a fábrica de bebidas, os casarões coloniais, as festas populares, os talentos culturais e esportivos estão entre os assuntos que serão abordados por moradores de São João da Barra.
Outro destaque é a mostra de fotografias, que levará o público a passear por imagens que marcaram época. O evento também contará com a apresentação musical de parte da Banda TB6, a mais antiga da cidade, com mais de 30 anos de carreira. A mostra ficará em cartaz também nesta terça-feira (20), das 9h às 17h.
Folha da Manhã
Rio Paraíba do Sul, em SJB / Folha da Manhã
O projeto “Câmara Cultural” é realizado sempre nos recessos legislativos e homenageia um distrito a cada edição. “Depois de homenagearmos todos os distritos de nosso município, chegou a vez da Sede, que possui uma história muito rica e que, com certeza, vai emocionar todas as pessoas”, ressaltou o presidente do Legislativo, Aluizio Siqueira.
Origens — A cidade de São João da Barra tem seus primórdios no ano de 1630, quando o pescador Lourenço do Espírito Santo e um grupo de pescadores resolveram sair do delta do rio Paraíba do Sul (hoje Atafona) depois que a esposa de Lourenço morreu afogada nas águas do rio. Eles seguiram três quilômetros rio acima, onde se fixaram à margem esquerda do rio. Ergueram ali uma choupana e uma capela em louvor a São João Batista, já que a chegada ocorreu no dia 24 de junho. Assim foi formado o povoado, que recebeu o nome de São João do Paraíba do Sul e foi, aos poucos, conquistando projeção econômica. No dia 6 de junho de 1676, o povoado foi elevado à categoria de vila. Em 17 de junho de 1850, o imperador Dom Pedro II concedeu à vila o título de cidade, denominando-a São João da Barra. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS