Câncer de pele exige vigilância
29/11/2016 17:22
Divulgação
Campanha de prevenção ao câncer de pele/Divulgação
Para alertar a população sobre os perigos do câncer de pele, tipo mais comum no Brasil, a secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizou no fim de semana, na Casa do Curativo, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele.
Na oportunidade, uma equipe composta por médicos dermatologistas esclareceu e informou a população sobre as características e tratamentos da doença. Após as orientações, eles passaram pela avaliação clínica e os casos que necessitavam de cuidados mais específicos foram encaminhados para acompanhamento na rede municipal de saúde.
Divulgação
Campanha de prevenção ao câncer de pele/Divulgação
A dermatologista Fernanda Espinosa explicou que a campanha teve como objetivo detectar precocemente este tipo de câncer que apresenta altos percentuais de cura quando descoberto no início. “Todos os dermatologistas da rede estão aptos para fazer o diagnóstico e tratamento. Após a identificação clínica da doença, o paciente é encaminhado para o ambulatório de cirurgia do Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacir Santos ou do Hospital do Trapiche e a confirmação é feita através da biopsia”, explicou.
A iniciativa teve adesão da população, somente na parte da manhã 22 pessoas foram atendidas pela equipe. Destas, três foram encaminhas para acompanhamento.
A técnica de laboratório, Leane Santos, que ficou sabendo do evento pelas redes sociais, chegou cedo para avaliação médica e tirar suas dúvidas. Ela afirmou que acha importante ações como esta, pois dá oportunidade da população ficar informada e ter acesso rápido ao profissional especializado. “Sempre que me exponho ao sol uso óculos de sol, chapéu e protetor solar, mas vim para o dermatologista fazer uma avaliação em uma mancha no braço”, disse.
Esta foi a 17ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele e a SBD orienta as pessoas para se examinarem com periodicidade. Outro alerta é que estejam atentas aos familiares, já que muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não se consegue ver sozinho.
Algumas ações são importantes para evitar a doença: evitar se expor ao sol entre 10h e 16h, usar chapéu e camiseta sempre que estiver em exposição ao sol. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS