Faculdade de Medicina inaugura Museu Histórico
Paula Vigneron 22/11/2016 19:14
Divulgação
1ª turma de formandos da FMC/Divulgação
A Faculdade de Medicina de Campos (FMC) inaugurará, nesta quinta-feira (24), o Museu Histórico da instituição. O espaço, que será aberto à visitação pública, terá o objetivo de realizar ações voltadas para a preservação, investigação e comunicação de seus bens patrimoniais ligados à institucionalização da medicina e das práticas de saúde. A cerimônia, que será realizada a partir das 19h, contará com apresentação do setor e participação da ONG Orquestrando a Vida.
Responsável pela instalação do museu, o fotógrafo Wellington Cordeiro informou que a proposta surgiu para contar a história da instituição, com uma linha histórica cujo marco inicial é o cemitério de Quimbira, que funcionou no local. Haverá, também, passagem pela Policlínica Admardo Torres, a Maternidade Zina Duarte e o Hospital Infantil Antônio Pereira Nunes, chegando ao ensino médico com a criação da Faculdade de Medicina, em 1967, e a colação da primeira turma, em 1972.
O Museu da FMC foi instalado nas antigas dependências do Laboratório de Microbiologia e Parasitologia e que, anteriormente, abrigou o Centro Cirúrgico da Maternidade Zina Duarte. O acervo foi constituído por pesquisa na própria instituição, como também em livros e jornais, nos arquivos da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia e na biblioteca particular do médico Wellington Paes, entre outros espaços de memória da cidade. Os equipamentos expostos são oriundos de doações e de garimpagem nos setores da faculdade e no Hospital Escola Álvaro Alvim.
— Entrando em nosso cinquentenário é com grande alegria e orgulho que inauguramos nosso museu histórico, que registra uma linda história desde seu planejamento, passando pela sua construção e inauguração trilhando um caminho de sucesso que se confunde com a história de nosso município. Este museu é entregue à comunidade acadêmica e à comunidade campista, como forma de valorizar, cada vez mais, as nossas instituições e nossa história — enfatizou o diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Nélio Artiles Freitas.
Com a inauguração, pesquisadores e pessoas interessadas poderão agendar visitas ao local, diretamente na faculdade ou pelo telefone (22) 21012929. As visitações poderão ser individuais ou em grupos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS