Avanço do mar volta a atingir praia de Atafona, em São João da Barra
Rafael Khenaifes 14/08/2025 13:10 - Atualizado em 14/08/2025 17:38
Avanço do mar na Praia de Atafona
Avanço do mar na Praia de Atafona / Divulgação
O mar voltou a avançar na praia de Atafona, em São João da Barra. O problema é recorrente na região e se agravou devido à ressaca marítima que atinge o município nos últimos dias. Um vídeo mostrou uma grande quantidade de água no perímetro de uma rua e na calçada. Segundo a Prefeitura, um imóvel precisou ser interditado e a família inserida no aluguel social. A Prefeitura informou, ainda, que o edital de licitação para contratação de empresa para estudo técnico sobre a contenção do mar deve ser republicada neste mês.
Em busca de soluções para o problema da erosão costeira em SJB, a Associação SOS Atafona chegou a se reunir com o secretário nacional de Relações Institucionais, André Ceciliano, nessa terça-feira (13), em Brasília. A associação foi representada pela diretora de Relações Institucionais do SOS Atafona, Camila Hissa, que também esteve reunida com outros representantes do governo federal.
— Eu nunca imaginei que seria tão bem recepcionada em nome da nossa associação. Estive na secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com o secretário André Ceciliano que me recebeu muito bem. Nós conversamos muito sobre a erosão costeira, sobre o avanço do mar e sobre o rio Paraíba do Sul. Ele me deu alguns caminhos a serem trilhados. Também fui no Ministério das Cidades, no Ministério da Integração Nacional, com a Defesa Civil Nacional e estive reunida com alguns deputados. Agora nós temos uma luz no fim do túnel — comentou Hissa.
Sobre o novo avanço do mar, a Prefeitura de São João da Barra informou, em nota, que devido à ressaca e maré alta, uma casa foi atingida no Pontal de Atafona, com o morador removido pela Defesa Civil Municipal e o imóvel interditado. O morador foi integrado ao programa de Aluguel Social, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
A Prefeitura informou, ainda, que a licitação para contratar empresa para estudo técnico preliminar especializado sobre a contenção do mar deverá ser publicada ainda neste mês de agosto. "Intervenções visando conter o avanço do mar em Atafona passam, inicialmente, por Estudo Técnico Preliminar, que será realizado por uma empresa contratada. A publicação do edital do processo licitatório para a contratação acontece ainda neste mês de agosto. A Defesa Civil Municipal mantém monitoramento permanente dos pontos vulneráveis à adesão costeira e mantém o canal de atendimento pelos números 199, (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e WhatsApp)", diz a nota.
Vídeo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS