Cobra jiboia é resgatada no quintal de residência no Novo Jóquei
- Atualizado em 27/11/2021 16:29
O Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou uma cobra jiboia neste sábado (27) em uma árvore no quintal de uma residência no bairro Novo Jóquei. O animal está na fase adulta, mede 2,5 metros de comprimento e pesa de 8 quilos. O animal silvestre estava em boas condições e foi solto na Área de Proteção Permanente (APP) do Rio Paraíba do Sul. No início do mês, uma cobra da mesma espécie também foi resgata pelo GAM em um condomínio residencial no Parque Rosário.
Somente nos primeiros sete meses deste ano, constatou-se um aumento significativo no número de apreensões e resgate de animais silvestres pelo GAM, sendo realizadas 221 em 2020 e 414 em 2021. Foram 193 apreensões e resgates a mais em relação ao ano anterior, um aumento de quase 100%.

- Nossa orientação sempre é que, ao identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas acionem o Grupamento Ambiental, para que possamos ir ao local, resgatar o animal e devolvê-lo à natureza – explica o coordenador, Ronildo Almeida, alertando que animais estressados ou que sintam ameaçados podem atacar, tentando se defender. O GAM pode ser acionado através dos telefones 153, (22)98175-0785 ou (22) 98175-0758.

Segundo a GCM, os animais silvestres resgatados pelo GAM são soltos em áreas de proteção ambiental, tais como Paraíba do Sul, Taquaruçu e Morro do Itaoca. Ainda de acordo com o órgão, normalmente os animais saem do seu habitat em busca de abrigo e alimento. Como têm muitas novas construções próximas às áreas de habitat.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS