Vacinação infantil contra a Covid continua em Campos
- Atualizado em 17/03/2022 20:04
As vagas para agendamento online da vacinação infantil contra a Covid-19 desta sexta-feira (18) já estão liberadas. Pais ou responsáveis legais que não conseguem agendar, podem levar os filhos em um dos postos com atendimento por senha, que é distribuída no dia da imunização.
Para aqueles que optarem pelo agendamento, foram liberadas 200 vagas para primeira dose para crianças de 5 anos. A imunização será feita no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) e na Cidade da Criança. Já as crianças de 6 a 11 anos podem agendar a vacina para a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha. O atendimento acontece das 8h30 às 13h.
Crianças de 5 a 11 anos pode se vacinar, também por agendamento, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), onde o atendimento acontece das 9h às 16h, e Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Rodoviário, das 8h30 às 13h.
Por senha, crianças de 5 a 11 anos podem ser atendidas na UBSF de Lagamar, em Farol de São Tomé. Já de 6 a 11 anos, também têm a opção do Centro de Convenções da UENF; UBSF Lagoa de Cima; UBSF Parque Prazeres; UBSF Ponta da Lama; UBSF Morro do Coco; UBSF Custodópolis; e UPH Travessão. Com exceção do Centro de Convenções, os demais locais atendem de 8h30 às 13h.
Para a segunda dose da vacina Pfizer há 300 vagas disponível e a aplicação acontecerá também no Centro de Convenções da UENF, das 9h às 16h; UBSF do Parque Rodoviário; Cidade da Criança; e Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), com atendimento das 8h30 às 13h. Podem receber a vacina todas as crianças imunizadas com a primeira dose há oito semanas.
Por senha, a segunda dose pode ser feita no Centro de Convenções; na UBFS de Lagamar, em Farol de São Tomé; UBSF Parque Prazeres; na Unidade Pré-Hospitalar (UHP) Travessão. O atendimento é feito no mesmo horário do agendamento.
“A criança que completou seis anos, mas recebeu a primeira dose de Pfizer, a segunda deve ser com o mesmo imunizante. O mesmo acontece com quem completou 12 anos e recebeu a Pfizer pediátrica, precisa concluir o esquema primário com o imunizante”, esclarece o coordenador de Imunizações, Leonardo Cordeiro.
Há 150 vagas para a aplicação da segunda dose da CoronaVac para todas as crianças de 6 a 11 anos que receberam a primeira dose há 28 dias. A vacinação acontece exclusivamente por agendamento, no Centro de Convenções da UENF e na UBS da Penha. Já por senha, será na UBSF Santo Amaro; UBSF Lagoa de Cima; UBSF Custodópolis; UBSF Parque Prazeres; UBSF Ponta da Lama; e UHP Travessão. O horário é o mesmo da segunda dose da Pfizer.
Para receber a primeira ou segunda dose é necessário apresentar a caderneta de vacinação e/ou cartão específico da vacina Covid-19, RG, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Crianças com comorbidade de 5 a 11 anos deverão fazer a vacina no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), por livre demanda, das 8h30 às 13h. Também nesse horário, as crianças de 5 anos com deficiência serão atendidas na Cidade da Criança. Já as crianças de 6 a 11 anos com deficiência podem receber a vacina nas UBSFs Santo Amaro; Lagoa de Cima; Ponta da Lama; Custodópolis; Parque Prazeres; Morro do Coco e na UPH de Travessão.
Todos terão prioridade na fila desde que apresente documentação comprobatória da deficiência ou comorbidade que pode ser laudo médico, receita, cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.
São consideradas deficiências permanentes pessoas com limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; com incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e com deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais, como Síndrome de Down; Síndrome do X-Frágil; Síndrome de Prader-Willi; Síndrome de Angelman; Síndrome de Williams; Alzheimer; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Doenças incapacitantes, temporárias ou permanentes.
Já as comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19 são: cardiopatia; pneumopatia; imunocomprometidos; renal crônico; doença neurológica crônica; doença hepática crônica; doença hematológica crônica; obesidade; diabetes mellitus; e asma.
Também há 100 vagas para aplicação de primeira dose para crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades e da segunda dose da Pfizer no período noturno. A imunização será realizada, exclusivamente por agendamento, na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, das 18h às 22h. Todas as crianças devem estar acompanhadas dos piais ou responsáveis legais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS