Alerta: 40 mil sem primeira dose de vacina em Campos
Dora Paula Paes - Atualizado em 28/11/2021 11:25
  • Charbell Kury fala da importância da vacinação

    Charbell Kury fala da importância da vacinação

Com base em indicadores epidemiológicos, Campos chegou à Fase Branca no mapa de risco de contaminação advindo do coronavírus pela primeira vez, desde o início da pandemia, em 2020.O anúncio foi feito na reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19, na última segunda-feira (22). No entanto, o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, disse que é preciso um ciclo vacinal completo por parte da população e manutenção dos cuidados pessoais, como o uso da máscara. A Saúde vai encontrar formas, ainda, de buscar 40 mil pessoas que não tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.
Durante a reunião do Gabinete de Crise, o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, e Charbell mantiveram o discurso de conscientização da população. “Testagem em massa e vacinação acelerada nos levam a esse cenário de sucesso. Também seguimos algoritmos de projeção que nos permitiram tomar medidas assertivas. Temos hoje índice de cobertura vacinal, mas precisamos alertar aqueles que não se vacinaram que tomem a primeira dose”, chegou a frisar Hirano, ao que ressaltou que o município sempre pautou as ações com base na ciência.
Folha da Manhã - É fato que os números de óbitos e casos em Campos e no país já caminham para classificar a pandemia em uma endemia?
Charbell Kury - A pandemia ainda não acabou, logo é cedo para falar em endemia da Covid-19 do Brasil. A definição de endemia no município ocorrerá simultaneamente com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Folha - Como o campista está se comportando em relação ao ciclo vacinal? Alguma fase preocupa às autoridades pelo não comparecimento aos postos de aplicação?
Charbell - Atualmente a fase da vacinação que preocupaé a primeira dose, pois existem cerca de 40 mil pessoas com idade acima de 12 anos que ainda não foram tomar a vacina, e estão susceptíveis à infecção do vírus. A procura pela primeira dose da vacina para maiores de 12 anos está baixa e, por isso, pedimos que essas pessoas procurem os postos de vacinação para a imunização. A vacina é a forma mais eficaz e a forma mais rápida para voltarmos à normalidade. Mas a guerra não acabou ainda, é preciso continuar com ações de vacinação e de testagem em massa, que em Campos está definida para nove pontos e está sendo programado um para a praia de Farol de São Thomé, em função do verão.
Folha - Campos acaba de entrar na Fase Branca de transmissão.O que a população precisa ficar ciente ainda em relação à pandemia do Covid-19?
Charbell - É importante que a população siga as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, mantendo os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS