Máscara: uma arma valorosa em tempo de pandemia
Dora Paula Paes - Atualizado em 28/11/2021 12:12
Ela é polêmica. Tem que gosta e quem detesta. No entanto, no decorrer do último ano a máscara se mostrou uma das armas eficazes no combate ao coronavírus. Nesta fase do processo, com números de casos, controlados, o que se discute é o momento de tirá-la. Em Campos, por decreto, continua a obrigatoriedade.
O governo do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a autorizar os municípios a acabar com a obrigação de uso de máscaras em locais abertos, desde que não tenha aglomerações. A medida entrou em vigor no dia 28 de outubro. O uso já deixou de ser obrigatório também nas ruas do Distrito Federal e São Paulo já fixou a data como 11 de dezembro.
No exterior, há países que estudam voltar a instituir o uso obrigatório. É o caso de Portugal. Na Holanda,o governo voltou atrás e passou a exigir o uso de máscara em diversos espaços públicosonde elas haviam sido liberadas. No entanto, o uso ainda não é obrigatório na rua. Já na Rússia, o uso de máscara em públicopassou a ser obrigatório desde o final de outubro em espaços públicos. Além desses países, outros retomaram à recomendação do uso de máscara para ambientes fechados, que havia sido liberada anteriormente, como Estados Unidos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS