Projeto vai usar energia do sol
15/10/2021 20:42 - Atualizado em 16/10/2021 15:30
Complexo do Açu
Complexo do Açu / Divulgação
O sol que nasce no norte do Estado do Rio também tem grande valor energético. A Porto do Açu Operações e a Equinor assinaram Memorando de Entendimentos (MOU) para avaliar o desenvolvimento de uma planta de geração solar fotovoltaica, na retroárea do Porto nos próximos 12 meses. O estudo será concluído até dezembro deste ano.
“A geração solar fotovoltaica é a fonte que mais cresce no Brasil e no mundo. Estamos otimistas com a possibilidade de implantação do projeto de energia renovável no Açu, iniciativa que está em linha com a nossa estratégia de sustentabilidade, que inclui desenvolver parcerias e novos negócios a partir da transição para uma economia de baixo carbono”, afirma José Firmo, CEO da Porto do Açu Operações.
A Equinor, por sua vez, estuda desenvolver uma usina de geração solar fotovoltaica na região do Açu até 2022. “O estudo sobre a viabilidade da usina solar no Porto do Açu será concluído em dezembro”, adianta Firmo.
Também está no radar da Equinor um projeto de eólica offshore no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com 320 geradores a cerca de 20 quilômetros da costa. Aracatu I e II vão utilizar geradores de 12 MW. Aracatu I ficará na costa do estado do Rio, com a energia levada por cabos para uma subestação em Campos, prevista para ser concluída em 2024.
“Vemos a necessidade de que todos os atores, das autoridades aos investidores, continuem articulando sobre o caminho a seguir, definindo um modelo operacional que dê mais oportunidades e melhores custos”, defende Daniel Schumacker, líder de Projetos em Renováveis da Equinor no Brasil.
Reunião — No último dia 7 de outubro, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, recebeu representantes da Porto do Açu para tratar dos estudos de viabilidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS