Candidatos correm atrás de apoios
- Atualizado em 24/11/2020 23:40
A cinco dias do segundo turno da eleição municipal em Campos, a corrida nos bastidores do tabuleiro político pelos apoios de peças importantes dos cenários goitacá, regional e até mesmo estadual e nacional. Na composição da nova Câmara, Wladimir Garotinho (PSD) elegeu nove vereadores de seu grupo, enquanto Caio Vianna (PDT) fez cinco apoiadores no Legislativo. Com uma semana e meia desde o primeiro turno, Wladimir conseguiu somar mais sete parlamentares ao seu lado – seis do grupo do deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD) e um do prefeito Rafael Diniz (Cidadania) –, enquanto Caio ganhou o apoio de um vereador – também do grupo de Rafael. As prefeitas de municípios vizinhos importantes, como de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Quissamã também se manifestaram, assim como o prefeito de Niterói e o governador em exercício Cláudio Castro (PSC), além de lideranças partidárias nacionais.
Folha da Manhã
No confronto direto com Caio em busca de uma base mais ampla na Câmara Municipal, Wladimir conquistou os apoios de 16 dos 25 vereadores eleitos para a próxima legislatura, enquanto o pedetista tem aliança com seis parlamentares. Nesta conta, Bruno Vianna (PSL) e Fred Machado (Cidadania) ainda estão no grupo de indefinidos, enquanto Marquinho Bacellar (SD) decidiu pela neutralidade no segundo turno.
Além dos nove eleitos dentro da coligação de Wladimir, o candidato do PSD também conseguiu fechar uma coalizão com Igor Pereira (SD), Rogério Matoso (DEM), Marcione da Farmácia (DEM), Silvinho Martins (MDB) e Helinho Nahim (PTC), que fazem parte do grupo de Rodrigo Bacellar; Anderson de Matos (Republicanos), do partido do candidato a prefeito derrotado no primeiro turno Tadeu Tô Contigo (Republicanos); e Thuin (PTB), que caminhou com o Rafael Diniz.
Também integrante do grupo do atual prefeito, Abdu Neme (Avante) foi o único vereador eleito fora da coligação de Caio Vianna que declarou voto no pedetista até o momento. Este foi o mesmo caminho tomado pela prefeita reeleita de São João da Barra, Carla Machado (PP). Irmão de Carla, Fred Machado continua sem definir qual lado seguirá.
Por outro lado, as também prefeitas reeleitas de São Francisco de Itabapoana, Francimara (SD), e de Quissamã, Fátima Pacheco (DEM), afirmaram apoios a Wladimir Garotinho no segundo turno em Campos.
Disputa ultrapassa os limites do município
Depois de um cenário onde eleitores de 5.570 municípios foram às urnas em 15 de novembro, apenas 57 cidades retornarão para o segundo turno no próximo domingo. Com isso, lideranças estaduais e nacionais também voltam os olhos para a disputa na planície goitacá.
Nesse sentido, o governador em exercício Cláudio Castro gravou um vídeo em que pede votos para Wladimir Garotinho no segundo turno. Enquanto isso, com a maior articulação do companheiro de partido, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), Caio Vianna vem angariando apoios de outras lideranças estaduais e nacionais.
Campistas de nascimento, mas com carreira política em Niterói, o ex-prefeito da cidade da Região Metropolitana, Godofredo Pinto, e o deputado federal Chico D’Ângelo (PDT) gravaram vídeo para Caio, assim como o presidente estadual do PSB e deputado federal Alessandro Molon.
Candidata a prefeita no primeiro turno pelo PT, Odisseia Carvalho chegou a falar que não houve conversa sobre uma possível composição com Caio Vianna e a direção municipal decidiu se manter neutra na disputa de segundo turno. Mesmo assim, lideranças da legenda, como o ex-ministro Tarso Genro, o ex-deputado federal e ex-presidente da OAB-RJ Wadih Damous e o deputado estadual Waldeck Carneiro, todos do PT, também gravaram vídeos de apoio ao candidato do PDT em Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS