Academia Campista de Letras é anfitriã em jornada cultural on-line da Falerj
Matheus Berriel 03/11/2020 18:22 - Atualizado em 03/11/2020 21:15
Jornada Cultural da Falerj acontece nesta quinta, com posse de Vanda Terezinha, que já preside a ACL
Jornada Cultural da Falerj acontece nesta quinta, com posse de Vanda Terezinha, que já preside a ACL / Reprodução/Facebook
Ainda que virtualmente, a Academia Campista de Letras (ACL) será a anfitriã do encontro atual e da 11ª Jornada Cultural da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro (Falerj), que acontece nesta quinta-feira (5). Co-realizado pela Associação Fluminense de Letras (AFL), o evento acontecerá de 15h às 17h, com programação via plataforma Zoom. Durante a programação, a presidente da ACL, Vanda Terezinha Vasconcelos, será eleita a nova presidente da Falerj para o período 2020-2021.
Segundo Vanda Terezinha Vasconcelos, a escolha pela data do evento da Falerj é simbólica e cumpre uma tradição, pois são celebrados em 5 de novembro os dias nacionais da Cultura e da Língua Portuguesa, além do Dia do Cinema Brasileiro.
— O Dia Nacional de Cultura é marcado também pelo dia de nascimento do escritor, diplomata, jurídico e político Ruy Barbosa, que nasceu em 1849 e faleceu em 1923. Data marcante, pois Ruy Barbosa foi um grande defensor das liberdades civis, foi juiz da Corte Internacional da Paz, presidiu a Academia Brasileira de Letras (ABL) após a morte de Machado de Assis... Portanto, há toda uma relação da cultura — destacou Vanda Terezinha. — Nesta assembleia, vou ser eleita a nova presidenta da Falerj. Está definido, já há um consenso entre todas as outras academias que foram consultadas. A assembleia servirá como confirmação do que foi firmado entre as academias — comentou a médica e escritora campista.
A abertura do evento virtual será feita pela atual presidente da Falerj, Sheila Mares Guia, que também preside a Academia de Letras de Vassouras, com discurso de boas-vindas do presidente de honra da Falerj e presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança. Os atuais líderes das demais academias poderão fazer breves autoapresentações a partir das 15h20, com o tema “Como vencer os desafios”.
A partir das 16h30, haverá quatro palestras temáticas apresentada por membros da ACL. São eles Carlos Augusto Souto de Alencar, Ronaldo Junior e Sylvia Paes, com temas relacionados à “Nossa cultura, nossa língua”. Está previsto ainda um momento musical, marcado para as 16h50, com os acadêmicos Flávio Luiz da Silva, de Vassouras, e Hélio Coelho, de Campos.
Fundada em 2017, a Falerj engloba academias de letras sediadas em Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Bom Jesus do Itabapoana, Nova Friburgo, Valença, Teresópolis, Nilópolis, Duque de Caxias, Angra dos Reis, São Gonçalo, Barra Mansa, Cabo Frio, Paracambi, Itaocara, Itaperuna, Itatiaia, Vassouras, Mesquita, Santo Antônio de Pádua, Mangaratiba, Saquarema, Arraial do Cabo, São Fidélis, Volta Redonda, Paty dos Alferes, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Magé, Araruama, Nova Iguaçu e Cambuci. A planície goitacá é duplamente representada: pela ACL e pela Academia Pedralva Letras e Artes. Está nos planos da entidade a criação de uma academia em São João da Barra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS