Programa de Combate ao Tabagismo entrega certificados para ex-fumantes
12/12/2019 21:58 - Atualizado em 16/12/2019 16:22
Divulgação
Dezenas de atendidos pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo oferecido no pela Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), receberam ontem, dos representantes de cada polo do Controle do Tabagismo, o certificado de conclusão do tratamento, entregue após o acompanhado ficar seis meses sem fumar.
Neli Ferreira, de 59 anos, começou a fumar aos 14, em uma época em que poucos tinham entendimento dos danos que o uso do cigarro causa à saúde. Foi um maço por dia durante quase 45 anos. Em 2018, tentou parar por conta própria, mas desistiu. Neste ano, decidiu aderir ao e deixou de vez o uso do cigarro.
— Na primeira vez que tentei, tive uma abstinência que me levou ao pronto-socorro. Quando vim morar em Campos, conheci o Programa, iniciei o tratamento e consegui abandonar o cigarro. Fico muito satisfeita porque, para mim, é uma grande conquista. Tudo muda na vida da gente — contou Neli.
A entrega dos certificados aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e contou com a presença do secretário municipal de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Abdu Neme. Também houve uma confraternização entre equipes do Tabagismo, atendidos e familiares, com direito a café da manhã, muitos sorrisos e abraços.
– Parar de fumar é algo difícil. E mais do que tentar abandonar o vício, é preciso que alguém que estimule. Vocês (atendidos) foram presenteados com essa equipe do Tabagismo que faz isso muito bem. É preciso incentivar e apoiar as pessoas para que consigam abandonar a dependência. Parabéns a todos que venceram esta batalha – disse o secretário.
O Programa tem sede no Centro de Saúde e conta com quatro polos: Centro de Saúde de Custodópolis, em parceria do Centro de Saúde Escola, da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Aurora, Novo Mundo e Ponta da Lama. Mais dois núcleos serão implementados nos próximos meses (Hospital Ferreira Machado e UBS Morro do Coco), dentro da proposta de descentralização do serviço. Quem quiser informações para iniciar do programa pode procurar a sede ou os polos.
O coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Jetro Pereira, conta que cerca de mil pessoas procuraram atendimento nos polos. Cerca de 800 usuários ainda continuam em tratamento em grupo, através de avaliação multidisciplinar, atendimento médico e suporte com medicamento, durante seis meses.
– Neste ano, o Programa teve muitos avanços. Descentralizamos o atendimento para outros polos e vamos implantar em mais dois locais. Temos números importantes que mostram o avanço do Programa, que atendeu mais de 800 usuários neste ano. Manhã muito especial para o programa de Tabagismo, em que vários usuários concluíram o tratamento e receberam o certificado – destacou Jetro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS