Polícia detém 10 com cocaína
Maria Laura Gomes e Matheus Berriel - Atualizado em 14/12/2019 17:55
Um grupo de 10 pessoas foi detido em flagrante, por volta das 3h de ontem, num aparta-mento de um condomínio em frente à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). No local, os presos estariam embalando aproximadamente 11 kg de cocaína para venda. Entre eles, oito menores e dois menores, havia um ex-aluno de sociologia da universidade, que se identificou na 134ª Delegacia de Policia como professor da universidade. A versão foi noti-ciada na imprensa local, mas desmentida após se comprovar que o ex-graduando havia sido aprovado recentemente para o mestrado na instituição de ensino, porém não chegou a se matricular, nem a lecionar. Uma nota de repúdio foi emitida pela Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf).
A Polícia Militar chegou ao grupo através de denúncia anônima. De acordo com informações da PM, além da droga, havia muito material para embalar e utensílios para preparar a droga. Após o registro na delegacia no Centro, os presos foram levados à Cadeia Pública de Campos, e os menores apreendidos, encaminhados à unidades socioeducativas.
Na nota divulgada, a Aduenf (Aduenf) repudiou as notícias que apontaram um dos presos como professor da instituição de ensino.
— A recente manchete “Professor da Uenf e outros 9 homens presos com 11 kg de droga em condomínio” é sensacionalista. A notícia faz referência a um indivíduo que teria se identifica-do como professor da Uenf ao ser preso. Na verdade, trata-sede um ex-aluno da Uenf. Os estragos são enormes e incalculáveis mesmo com a retificação da matéria. Sem qualquer comunicação com a universidade para averiguar a veracidade dos fatos, a publicação com-promete a imagem de uma instituição de ensino superior consolidada no Rio de Janeiro e decisiva no desenvolvimento da região Norte Fluminense. Nossa comunidade soma mais de 5.000 alunos na graduação, 1.555 alunos em pós graduação. Somos 300 docentes e aproximadamente 600 técnicos atuando em Campos dos Goytacazes, Macaé, Itaocara, São Fidélis, Itaperuna, Miracema, São Francisco, Bom Jesus de Itabapoana — diz um trecho da nota.
A Aduenf continuou mencionando as dificuldades para a educação no Brasil em 2019.
— Mesmo assim, a Universidade Estadual do Norte Fluminense manteve sua excelência a observar indicadores recentes como Índice Geral de Cursos. Construir uma universidade e manter ensino, pesquisa e extensão são desafios cotidianos a considerar as recentes crises vividas no Rio de Janeiro. As universidades vêm enfrentando campanhas difamatórias diariamente. Sem nenhuma comprovação, somos atacados com falsas notícias cujo objetivo claro é cooperar para destruição do ensino público e de qualidade oferecido à população. Repudi-amos enquanto docentes e pesquisadores que manchetes como esta comprometam publicamente a imagem de uma universidade e sua comunidade, seus alunos, professores, técnicos e todos aqueles ligados a nossa instituição — conclui a nota. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS