Vencedores da Olimpíada Brasileira e Municipal de Matemática são homenageados
11/12/2019 20:42 - Atualizado em 16/12/2019 16:20
Divulgação
A manhã de quarta-feira (11) foi de homenagem aos destaques da matemática da rede municipal de ensino. Os quatro estudantes que conquistaram a menção honrosa na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP) de 2019 e as duas duplas vencedoras da Olimpíada Municipal de Matemática participaram de um evento comemorativo na sede da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece).
 
 
— É com muito orgulho e alegria que reunimos aqui hoje alunos, pais e professores. Criamos a Olimpíada Municipal em 2017 com o objetivo de desenvolver conhecimento e estimular o aprendizado desta disciplina tão importante. Obter bons resultados na olimpíada brasileira seria consequência e já estamos colhendo os frutos. Esta iniciativa, somada a outras tantas que desenvolvemos, como o aumento da carga horária em matemática, faz parte do nosso projeto de tornar Campos referência em Matemática no país. Com o empenho e com este exemplo, conseguiremos — frisa o secretário de Educação, Brand Arenari
 
 
Davi Castro (E.M. José do Patrocínio), Bruno Cozendey (E.M. Professora Olga Linhares Correa), Alessandro Fonseca (E.M. Iniciação Agrícola Jose Vasconcelos) e Pedro Henrique Gomes (E.M. Lulo Ferreira de Araújo) foram destaque na olimpíada brasileira, competindo com mais de 18 milhões de alunos de todo o país, matriculados em quase 55 mil escolas públicas e particulares. A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A premiação oficial da competição acontece no próximo ano.
 
 
Esta foi a segunda vez consecutiva que Davi da Silva Castro conquista a menção honrosa. “Eu estou muito grato por mais esta conquista. Na primeira vez foi surpresa, mas dessa eu me preparei. Quero seguir na matemática e ser engenheiro”, relata o estudante de 13 anos, matriculado no 7º ano da escola da Penha.
 
 
Olimpíada Municipal - O evento também premiou os vencedores da 2ª Olimpíada Municipal de Matemática de Campos. No Nível 1 (6º e 7º anos) a dupla Davi Pessanha e Jocenildo Nascimento da E.M. Frederico Paes Barbosa; e no Nível 2 (8º e 9º anos) Brendha Menezes de Oliveira e Júlio Cesar de Souza Júnior, da E. M. Santa Maria, no distrito homônimo. A competição é realizada pela coordenação pedagógica de Matemática da Smece. Ao todo, participaram 5.300 alunos de 22 unidades escolares.
 
 
— É muito gratificante conseguir obter este resultado para mim e para minha escola. Quero seguir carreira em Exatas e agora é me preparar para a Olimpíada Brasileira — adianta Jocenildo. Davi, que fez dupla com Jocenildo, confessa gostar de matemática, mas não ter pretensões futuras na área. Entretanto, o aluno do 6º ano disse esperar ter mais oportunidades como esta.
 
 
A dupla de Santa Maria também ficou empolgada com o resultado. Um deles, o Júlio Cesar de Souza Júnior, também venceu a Maratona Rotary Club de Matemática, cuja premiação ocorreu no último mês. “Estamos muito felizes com o reconhecimento e incentivo pra nós e nossos colegas de escola”, frisou.
 
 
A coordenadora de Matemática da Smece, Fernanda de Freitas, acredita que a competição motiva os alunos. “Nosso objetivo é promover e estimular o ensino da matemática de forma lúdica e investigativa, identificando jovens talentos. Esse reconhecimento é importante para que eles possam ver que estão fazendo a diferença no meio escolar”,ressalta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS